Na cerimônia de abertura, os participantes desfilaram com as bandeiras representando cada entidade. A competição é da modalidade pesca de linha em praia de água salgada em terra firme, com a utilização de varas e molinetes, regido pelo Regulamento Particular da Competição. A pontuação é dada pela quantidade de quilos de peixes pescados, que serão doados para instituições beneficentes do Jaboatão dos Guararapes. O campeonato conta com cinco categorias: Sênior, Feminino, Juvenil, Master e Masculino.
O prefeito Mano Medeiros celebrou a realização do Campeonato Brasileiro na orla do Jaboatão dos Guararapes. "A vinda dessa competição para nosso município mostra o quanto estamos estruturados e prontos para receber grandes eventos, inclusive na área esportiva. É uma oportunidade de mostrar que Jaboatão também é um destino pronto para o esporte da pesca, que os participantes serão muito bem recebidos", afirmou Mano, lembrando ainda que "Jaboatão tem a seu favor toda a questão logística, com o aeroporto vizinho ao município e uma rede de hotéis na beira-mar para atender os visitantes desse tipo de esporte, bem como outros, a exemplo dos esportes náuticos", destacou.
Para a realização do campeonato, a Prefeitura do Jaboatão garantiu o apoio com instalação de banheiros químicos e tendas. Segundo o presidente da Federação Pernambucana de Pesca, Petrônio Soares, "o litoral de Jaboatão é muito bom para a pesca e esperamos trazer mais eventos para cá, contato sempre com essa parceria da Prefeitura. Isso é desenvolvimento econômico e da própria pesca como esporte. Além disso, esse campeonato servirá de parâmetro para convocar os atletas que irão representar o país no mundial em 2026, na Itália", informou.
A competição segue durante toda a manhã deste domingo (9). Já a premiação dos vencedores ocorre a partir das 20h, no Hotel Barramares, em Piedade.
