Saúde, cidadania, cultura, inovação e turismo marcaram os últimos dias no município, reforçando o compromisso da Prefeitura em cuidar das pessoas e projetar o futuro da cidade
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes encerrou a última semana com uma série de conquistas que reforçam o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento humano, social e econômico da cidade. De ações voltadas à cidadania e à saúde, aos investimentos em inovação, cultura e turismo, os últimos dias foram marcados por entregas que traduzem o propósito do governo Mano Medeiros que é servir à população, criar oportunidades e construir uma cidade sustentável.
O prefeito Mano Medeiros considera as ações da semana uma demonstração de uma gestão conectada com o presente e comprometida com o futuro. “Cada entrega, cada programa, cada nova conquista é fruto de planejamento, trabalho em equipe e amor por esta cidade. Jaboatão está vivendo um novo tempo de inovação, trabalho e resultados. Continuaremos avançando, com o mesmo propósito fazer do Jaboatão um sinônimo de progresso com mais qualidade de vida para a população.”
Entre as entregas, o setor de turismo deu um passo decisivo com o lançamento do Plano Municipal do setor, apresentado durante o Seminário Municipal do Turismo. Construído de forma participativa, o plano define metas e estratégias para valorizar as potencialidades do território e posicionar Jaboatão como destino competitivo e sustentável. O plano é estratégico e orientará as políticas públicas pelos próximos anos, em tramitação na Câmara de Vereadores.
A Prefeitura também lançou o InovaHub Jaboatão, o primeiro Núcleo Municipal de Inovação e Tecnologia da cidade, criado em parceria com o Sebrae Pernambuco. O núcleo se torna um espaço para conectar governo, empresas, instituições de ensino e do terceiro setor como estratégia para fomentar o ecossistema de inovação e fortalecer a economia digital local.
A Cultura teve uma conquista inédita: a inclusão do Jaboatão no programa Territórios da Cultura, do Governo de Pernambuco, que garantirá a construção do CEU da Cultura. O equipamento, em Prazeres, será um espaço público voltado à arte, à cidadania e à inclusão social, com foco nas grupos que enfrentam a vulnerabilidade social e terão a cultura como parte da rede de proteção. O centro oferecerá atividades de dança, música, teatro, oficinas de capacitação e práticas esportivas.
A Saúde pública também foi motivo de orgulho. Jaboatão tornou-se o primeiro município do Norte e Nordeste a receber o selo “Cidade Abraçar – Nível Esmeralda”, concedido pela farmacêutica Boehringer Ingelheim, pela referência no cuidado integral a pacientes com doenças respiratórias crônicas. Implantado na Policlínica Carneiro Lins, o projeto reduziu em um ano de execução, 61% a taxa de mortalidade e em quase 30% o custo médio de internações. “Esse reconhecimento mostra que é possível fazer saúde pública com técnica e sensibilidade. Em Jaboatão, cuidamos das pessoas com responsabilidade e resultados concretos”, ressaltou Mano Medeiros.
Programa consagrado, a semana também contou com o Conexão Cidadã Outubro Rosa, que mobilizou centenas de profissionais e levou mais de 2.200 atendimentos aos moradores de Jardim Piedade, em parceria com o Governo do Estado e o Movimento Pró Criança. Saúde, cidadania e ações educativas foram oferecidos à população. O prefeito Mano Medeiros afirma que o projeto simboliza o espírito da atual gestão. “Estamos aqui para escutar, cuidar e estar perto das pessoas. O Conexão Cidadã representa nossa forma de governar, com empatia, fé e compromisso com cada jaboatonense”, afirmou.
Com avanços concretos em diferentes áreas, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes consolida uma agenda positiva que reforça o papel de uma gestão moderna, participativa e humana, que acredita na força do diálogo e na capacidade de transformar o município em um lugar cada vez melhor para viver, trabalhar e sonhar.
