A prefeitura de Igarassu, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) da cidade, em parceria com a promoveu da terça (4) até esta sexta-feira (7), uma capacitação voltada a conselheiros tutelares e profissionais da rede de proteção da infância e juventude. A formação teve como tema central o Sistema de Informação para a Infância e Adolescência (SIPIA) e contou com a participação dos professores Alexandre Silva, Gerailson Ribeiro e Rafael Reis.
Durante quatro dias de atividades, os participantes vivenciaram uma imersão prática no uso do sistema, que visa aprimorar os atendimentos realizados pelos Conselhos Tutelares e fortalecer as políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. O professor Alexandre Bezerra destacou que, apenas durante o treinamento, o número de registros de atendimentos no SIPIA em Igarassu passou de 25 para mais de 250.
O presidente do COMDICA, Ricardo Andrade, enfatizou o compromisso da professora Elcione e da gestão municipal com a valorização dos profissionais da rede de proteção: “A formação representa o compromisso da prefeita Elcione Ramos em fortalecer as ações voltadas à defesa dos direitos das nossas crianças e adolescentes.”
O encerramento da capacitação, na sexta-feira (7), reuniu toda a rede de proteção especializada da cidade, marcando um avanço: Igarassu é o primeiro município de Pernambuco a oferecer essa qualificação abrangendo toda a rede de atendimento à infância e juventude. O coordenador da BS Consultoria, Roberto Santana, destacou o sucesso da iniciativa e sinalizou a intenção de expandir o modelo de formação para outros municípios do estado.
.jpg)