Exposição “Patrimônios Vivos de Pernambuco” segue na Casa da Cultura do Jaboatão até o dia 24 e aberta ao público

A Casa da Cultura do Jaboatão dos Guararapes recebe, até o próximo dia 24 de novembro, a exposição “Patrimônios Vivos de Pernambuco”, uma realização itinerante da Fundarpe em parceria com a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Cultura. A mostra reúne imagens, textos e objetos que destacam a diversidade e a riqueza do patrimônio cultural pernambucano, tanto material quanto imaterial, com o objetivo de sensibilizar e formar novos agentes de valorização da cultura local. A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h, no Centro do município. A entrada é gratuita.

De acordo com o secretário executivo de Cultura do Jaboatão, Pedro Henrique, a iniciativa reforça o compromisso do município com a valorização do patrimônio e a integração entre educação e cultura. “Nós estamos recebendo um projeto itinerante dos patrimônios de Pernambuco, edição 2025, que trata tanto de apresentar o patrimônio cultural, vivo e imaterial, como também de fomentar a construção de novos patrimônios no futuro. No ano passado, o projeto atendeu mais de 11 mil visitantes em sete municípios, e agora Jaboatão também faz parte dessa rota, recebendo a exposição em parceria com o Governo do Estado”, destacou Pedro Henrique.

A diretora-presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressaltou o papel da mostra como ferramenta educativa e de conscientização social. “A exposição ‘Patrimônios de Pernambuco’ já rodou todas as regiões do Estado. Além de divulgar nossos bens materiais, imateriais e patrimônios vivos, ela tem um braço forte na formação de gestores, professores e agentes culturais. É uma forma de capacitá-los para que se tornem multiplicadores da preservação e da valorização das nossas referências culturais”, explicou.

Renata também lembrou que a educação patrimonial passou a ser lei em Pernambuco, reforçando o compromisso do poder público com a continuidade dessas ações. “Preservar o patrimônio é um dever constitucional, e isso só é possível com a sensibilização da comunidade. É importante que as novas gerações cresçam valorizando a identidade cultural do nosso Estado e compreendendo que a proteção de um bem pode começar dentro da própria comunidade”, completou.

Durante a manhã desta terça-feira (11), estudantes da Escola Estadual Rodolfo Aureliano visitaram a exposição e compartilharam suas impressões. “A gente aprende sobre a cultura através dessas iniciativas que o governo proporciona para a rede. Isso ajuda bastante no desenvolvimento da cultura de Pernambuco, que fica mais conhecida pelo mundo afora”, disse Mariana Pires, aluna do segundo ano do Ensino Médio, que estava acompanhada dos colegas Caroline Vitória e Luís Oliveira.

A próxima parada da mostra itinerante será o município de Olinda, dando continuidade ao percurso de interiorização e difusão do patrimônio cultural pernambucano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa