Rede Municipal do Paulista promove Jornada Pedagógica de Atenção à Pessoa Idosa

Antônio Assis
0
Durante o mês de outubro, a Secretaria de Educação e Esportes do Paulista, por meio da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Educacional e da Coordenação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), realizou a Jornada Pedagógica Municipal de Atenção à Pessoa Idosa, com o tema “Raízes Vivas da EJA: valorizando a experiência e a sabedoria da pessoa idosa”.

A iniciativa envolveu diversas escolas da Rede Municipal, que desenvolveram atividades voltadas à valorização da vivência e do papel social das pessoas idosas, promovendo momentos de integração, aprendizado e respeito entre gerações.


Com ações criativas e inclusivas, as unidades escolares abordaram o envelhecimento como parte essencial da vida, reforçando a importância da dignidade, do cuidado e do reconhecimento da contribuição dos idosos para a construção da memória e da história coletiva.

Entre as atividades realizadas, destacaram-se palestras, rodas de conversa, apresentações culturais, produções artísticas e debates sobre os direitos da pessoa idosa. As escolas também promoveram filmes temáticos, varais de frases, produção de cartazes e árvores da memória, além de ações voltadas à saúde e bem-estar, como atividades físicas e homenagens aos estudantes idosos da EJA.

Participaram da Jornada escolas como Dr. Geraldo Pinho Alves, Brigadeiro Aldo Pinho Alves, Drª Gêlda Amorim, Súzie Regis, Manoel Gonçalves, Maria Leopoldina, Professora Rubênita Cavalcanti, Jaime Bold, Professora Terezinha Camarotti, João Fonseca, Governador Carlos Wilson, Maria das Neves, Governador Miguel Arraes e Maria José Barbosa.

A Coordenação da EJA destacou o empenho das equipes escolares e o impacto positivo das ações na comunidade.

“Cada atividade refletiu respeito, cuidado e compromisso, ressignificando valores de dignidade e fortalecendo nos estudantes e na comunidade a consciência de que envelhecer é parte essencial da vida”, destacou a equipe organizadora.

Com a Jornada Pedagógica, o município reafirma o compromisso com uma educação cidadã e humanizadora, que reconhece e valoriza a sabedoria das pessoas idosas como “raízes vivas” que inspiram o presente e constroem o futuro.


Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)