Hospital das Clínicas recebe homenagem do Governo de Pernambuco por destaque em transplantes renais

O Estado alcançou, no primeiro semestre de 2025, a marca histórica de 47,4 transplantes renais por milhão de habitantes

Em alusão ao Setembro Verde, campanha nacional de incentivo à doação de órgãos, o Governo de Pernambuco promoveu, no último dia 24, uma cerimônia em homenagem a familiares de doadores e instituições que contribuíram para o desempenho de destaque do Estado no cenário nacional de transplantes.

De acordo com a Revista Brasileira de Transplantes (RBT), publicada pela Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), Pernambuco alcançou, no primeiro semestre de 2025, a marca histórica de 47,4 transplantes renais por milhão de habitantes, conquistando o 1º lugar no ranking nacional.

O Hospital das Clínicas da UFPE, por meio de sua Unidade de Transplante Renal, foi uma das instituições reconhecidas e recebeu uma placa de agradecimento pelo trabalho realizado. Em 2024, o HC realizou 23 transplantes renais.

Segundo a chefe da Unidade de Transplante Renal do HC-UFPE, Larissa Guedes, o resultado é fruto de dedicação e trabalho conjunto. “O HC-UFPE tem se destacado nesse cenário, com um crescimento constante desde o início dos transplantes renais com doador falecido. Atualmente, contamos com 112 pacientes ativos em lista de espera por um rim”, afirmou.

Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulista abre inscrições para curso de Libras (Educalibras) 2026.1 com aula inaugural em março

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI