Tradicional festa da cerveja alemã dá o tom do projeto Tardes no Polo, que chega à marca de 20 edições. Evento oferece cultura e lazer para adultos e crianças mensalmente no Polo Moveleiro
A cidade mais suíça de Pernambuco, que tem como atração casario típico e restaurantes onde a fondue é o carro-chefe, se rende às tradições das festas da cerveja da Alemanha e realiza, pela terceira vez, a sua Okfoberfest, neste sábado (25/10). O evento ocupa a programação de outubro do projeto Tardes no Polo, iniciativa de fomento ao turismo desenvolvida mensalmente no Polo Moveleiro, na entrada da cidade.
Dessa vez, a Oktober Gravatá lembra os 35 anos da reunificação da Alemanha, comemorados neste ano, e une os sabores e a cultura do país europeu à autêntica culinária regional. O destino é um dos polos gastronômicos de Pernambuco. A festa é promovida pela Prefeitura de Gravatá, com apoio institucional do Consulado da Alemanha no Recife, e patrocínio dos Supermercados Santana, Delícias da Serra, Construtora Solar, O Boticário, Mascote, JS Dedetização, Local Link e Exclusive Gold. Também são apoiadores a Alma Núcleo de Dança, Mowa, Gravatá Aventura, Garagem do Zito, Neto Escola de Música e da Sociedade Musical XV de Novembro.
“A Oktober Gravatá sempre tem recorde de público e é uma das edições mais esperadas do Tardes no Polo. A Rua Duarte Coelho fica cheia de moradores e visitantes, que vêm do Recife e das cidades vizinhas para aproveitar uma tarde agradável, com diversão gratuita e de qualidade, e também o aquecimento do comércio no Polo Moveleiro e ruas dos arredores”, afirma, animado, o prefeito Joselito Gomes.
A Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer (Secturcel) mobiliza toda a equipe para garantir que o evento de 2025 repita o sucesso dos anos anteriores. Além dos tradicionais três minipalcos com atrações musicais, das 16h às 22h, e do polo infantil, a rua é tomada por barracas, oferecendo cervejas diversas, comidas e produtos artesanais. As cervejarias Capunga, Babylon, Villa do Malte, Estranged Beer, São Lourenço, Alpina, Duvália e Alamoa.
Além dos shows e das compras, o público se diverte ainda com o cortejo de dançarinos com roupas típicas, ao som de músicas tradicionais alemãs. “O cortejo é o grande momento do Tardes no Polo, sempre surpreendendo pela cenografia, os figurinos dos bailarinos e as coreografias. As academias da cidade atendem nosso chamado para contribuir com a festa e mostrar todo o talento da classe artística local”, pontua o gestor da Secturcel, Marllon Lima.
SERVIÇO:
Tardes no Polo – Oktober Gravatá
Sábado, 25 de outubro, das 16h às 21h, no Polo Moveleiro (Rua Duarte Coelho, N. Srª das Graças, Gravatá). Aberto ao público
Fotos: Nilson Silva e Anderson Souza
Reportagem: Janaína Lima