Saúde do Jaboatão está pronta para receber a nova faixa etária de mulheres que deverão fazer mamografia preventiva anualmente

Antônio Assis
0

Ampliação chega ao município às vésperas do Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama

Com a nova resolução divulgada pelo Ministério da Saúde, que amplia o acesso ao exame de mamografia por rastreamento para mulheres a partir dos 40 até 74 anos – antes restrito à faixa de 50 a 69 anos –, a Saúde do Jaboatão dos Guararapes está pronta para absorver o aumento previsto na procura pelo serviço. A ampliação, que chega às vésperas do Outubro Rosa, mês de conscientização e combate ao câncer de mama, reforça o compromisso com a prevenção e representa um marco na política nacional de saúde da mulher.

Em Jaboatão, a medida deve provocar um salto expressivo na procura. Hoje, o município conta com 57.640 mulheres entre 40 e 49 anos e aproximadamente 11 mil entre 70 e 74 anos. Elas passarão a ter acesso ao exame, somando-se às 81.132 mulheres de 50 a 69 anos que já realizam a mamografia de rastreamento regularmente. Com isso, a rede municipal estima um aumento de mais de 80% na demanda. A estrutura de saúde do município conta com duas clínicas radiológicas de atendimento habilitadas para a realização do exame, além de dois mamógrafos móveis que marcam presença em todas as ações nas comunidades promovidas pela prefeitura.

Segundo o Ministério da Saúde, somente a faixa etária de 40 a 49 anos responde por cerca de 23% dos casos de câncer de mama no país e, a partir de agora, o exame poderá ser oferecido mesmo sem sinais ou sintomas, mediante decisão conjunta entre paciente e profissional de saúde.

Para o prefeito Mano Medeiros, a medida tomada pelo Ministério da Saúde dialoga com a política pública municipal de atenção às mulheres jaboatonenses. “Atender as mulheres, em qualquer faixa de idade, sempre foi meta e responsabilidade da gestão. Com essa mudança nacional, reafirmo que Jaboatão está pronto para absorver essa nova demanda, proporcionando atendimento de qualidade a todas as mulheres”, afirmou o prefeito Mano Medeiros.

As políticas públicas voltadas para as mulheres do Jaboatão dialogam diretamente com o Programa de Políticas Públicas Sociais (PPS), implantado no município pela gestora e articuladora do programa Andréa Medeiros. Para ela, ampliar o cuidado às mulheres a partir dos 40 anos no tocante à prevenção do câncer de mama foi uma decisão assertiva do Ministério. "Em Jaboatão, temos construído uma rede de políticas públicas que valoriza e cuida das mulheres em todas as fases da vida. A ampliação do acesso à mamografia a partir dos 40 anos, anunciada pelo Ministério da Saúde, reforça esse compromisso e chega em sintonia com o que já defendemos no município: a importância da prevenção. Essa decisão permitirá que mais mulheres possam se cuidar, se prevenir e, consequentemente, irá salvar vidas", afirmou Andréa Medeiros.

Com a proximidade do Outubro Rosa, a decisão do Ministério da Saúde fortalece ainda mais as campanhas de conscientização e prevenção que já fazem parte da rotina do município. O aumento da faixa etária contemplada deve ampliar o alcance das ações e reforçar a importância do diagnóstico precoce no enfrentamento ao câncer de mama.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)