A atividade, intitulada “Círculo de Cultura Presencial, Regional Metropolitana Norte”, contou com a temática: Ancestralidade, Identidade na Alfabetização e Letramento da EJA, com dinâmicas de sensibilização, como a proposta da “Árvore da Ancestralidade”. Na ocasião, os participantes foram incentivados a reconhecerem a ancestralidade como parte da identidade de cada sujeito, valorizando as suas raízes culturais, familiares e comunitárias. O encontro, realizado no auditório da SEPA, reuniu educadores da Rede Municipal com o objetivo de fortalecer práticas pedagógicas voltadas à alfabetização e à superação do analfabetismo no município.
Durante a formação, as equipes pedagógicas reforçaram a necessidade de estratégias didáticas que integram a escuta, a fala, a leitura e a escrita no desenvolvimento da competência alfabética a partir das histórias de vidas.
Conforme a Secretaria de Educação, o evento foi fundamental para trocar experiências do trabalho com jovens e adultos, que carregam histórias diversas e buscam, por meio da educação, novas oportunidades de desenvolvimento pessoal, de realizar sonhos e ressignificar a própria vida.