Pais que cuidam, filhos que brilham: Prefeito Ramos celebra a força dos pais atípicos em evento de inclusão

Antônio Assis
0

Por Wagner Santos

Em meio a abraços, música e emoção, a Associação Juntos Pela Inclusão realizou, neste sábado (20), a primeira edição da festa “Pais que Cuidam, Filhos que Brilham”, em homenagem aos pais atípicos que permanecem ao lado dos filhos com deficiência. O encontro aconteceu no bairro de Jardim Paulista Alto, e buscou valorizar esses homens que, apesar das dificuldades, escolheram permanecer presentes no cuidado diário e no fortalecimento dos vínculos familiares. O evento contou com a presença do prefeito de Paulista, Severino Ramos.

Acompanharam também o evento, os secretários, Fabiano Santos (Governo e Gabinete), Agrailson de Ramos (executivo de Gabinete), Amanda Rodrigues (Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos), além do superintendente de Direitos Humanos Kleber Pyrrho, da diretora da Pessoa com Deficiência, Maria Eduarda Lucena e da vereadora Suzy Racinha.

Para Christiane Oliveira, presidente da associação, a iniciativa foi um marco para reforçar a importância da figura paterna no desenvolvimento das pessoas com deficiência. “Esse evento foi pensado para valorizar os pais que ficaram. A gente sabe que 78% deles abandonam os seus parceiros, e os que permanecem precisam ser mencionados. É essencial reconhecer esse papel, porque, por mais que a mãe se desdobre, ela não consegue se destituir da importância da figura paterna no fortalecimento do vínculo familiar e na evolução da criança”, destacou.
A secretária Amanda Rodrigues também ressaltou a necessidade de quebrar barreiras culturais e sociais em torno da participação dos pais. “Existe ainda uma resistência masculina, mas nosso objetivo foi justamente trazer esses pais para cá, acolhê-los e mostrar que o papel deles é fundamental na vida das crianças neurodivergentes e autistas, tanto quanto o das mães”, afirmou.

Na mesma linha, o superintendente Kleber Pyrrho frisou o compromisso da gestão municipal com a pauta. “Participar de um momento tão construtivo é de grande importância. A figura paterna tem um papel essencial na construção de uma sociedade inclusiva, e a interação entre gestão pública, sociedade civil e famílias fortalece ainda mais as políticas públicas”, disse.

Apesar de reunir apenas 15 pais neste primeiro encontro, o evento representou um passo importante no estímulo à presença paterna e no reconhecimento público de sua relevância. Para a associação, a expectativa é que novas edições mobilizem cada vez mais famílias, reafirmando que pais que cuidam, de fato, ajudam seus filhos a brilhar.

O prefeito Severino Ramos destacou a relevância da iniciativa para a cidade: “Esse evento traz uma mensagem muito forte: a de que ser pai é assumir compromisso, é estar presente e construir junto. Valorizar esses homens que permanecem ao lado dos filhos é também fortalecer a inclusão e o futuro da nossa cidade. Como gestor e como pai, eu acredito que o exemplo deles inspira e mostra que a paternidade responsável transforma vidas”, concluiu o gestor.

Fotos: Juan Marvin / SEI

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)