O Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP) participou, no dia 17 de setembro, da 4ª Mostra Estadual de Experiências Exitosas em Qualidade e Segurança do Paciente, evento promovido pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) durante o X Fórum Estadual de Qualidade e Segurança do Paciente, realizado no Teatro do IMIP, no Recife. A iniciativa integrou a celebração do 7º Dia Mundial de Segurança do Paciente, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Representando o HCP, a Coordenadora de Enfermagem da Agência Transfusional, Emanuela Marques e a Coordenadora da Qualidade, Elayne Heide apresentaram o trabalho “Implantação de Checklist Transfusional em um Hospital Oncológico: Estratégia para o Fortalecimento da Segurança do Paciente”. A equipe também contou com a participação de Cássia Vieira e Danusa Albuquerque, enfermeiras do setor da Qualidade.
O projeto detalha a implantação de um checklist transfusional, ferramenta que padroniza processos e reduz riscos em um dos procedimentos mais delicados do cuidado oncológico: a transfusão de sangue. Essa prática fortalece a segurança do paciente, aplica evidências científicas no cotidiano hospitalar e valoriza o trabalho da enfermagem e da equipe multiprofissional, demonstrando a força do trabalho coletivo na saúde.
Além de proteger pacientes altamente vulneráveis, a experiência serve como modelo para outras instituições, incentivando a replicação da estratégia e contribuindo para a melhoria contínua da qualidade assistencial em todo o estado.

O Fórum e a Mostra reuniram 700 participantes e receberam 146 trabalhos, com o objetivo de fortalecer a cultura de segurança e apresentar avanços na política pública que visa reduzir riscos e danos evitáveis durante a assistência. De acordo com a OMS, cerca de 134 milhões de eventos adversos ocorrem anualmente em hospitais de países de baixa e média renda, resultando em 2,6 milhões de mortes evitáveis.
Em Pernambuco, o tema vem sendo conduzido desde 2015 pela Coordenação de Qualidade e Segurança do Paciente (CQSP). Em 2023, o estado alcançou a implantação de 100% dos Núcleos de Segurança do Paciente (NSPs) na rede hospitalar e, em 2025, ampliou a estratégia com a criação do Núcleo Estadual de Gestão e Estratégia em Segurança do Paciente (NEGESP-PE).