Na manhã desta segunda-feira (8), o auditório da Secretaria de Educação do Paulista (SEPA) recebeu mais uma formação voltada para os professores da Educação Infantil da rede municipal. O momento permite discutir questões étnica-racial no ambiente escolar, promovendo reflexões e práticas pedagógicas voltadas para o respeito à diversidade e à valorização da identidade cultural das crianças.
Durante o encontro, os educadores participaram de dinâmicas, vídeos e momentos de estudo, com o objetivo de fortalecer a construção de uma educação inclusiva e antirracista desde os primeiros anos de escolarização.
A coordenadora da Educação Infantil, Rose Pereira, reforçou que a proposta vem contribuir nas rotinas diárias que são realizadas no cotidiano nos espaços de referência. “Esse momento de formação oferece aos educadores estratégias para inserir a discussão racial de forma pedagógica e lúdica no dia a dia na sala de referência. É um investimento na qualidade da nossa educação e no compromisso com a equidade”, afirmou.
Já a coordenadora de Direitos Humanos, Gênero e Étnico-Racial, Débora Nascimento, destacou a importância da formação para transformar a prática educativa. “Trabalhar esta temática na educação infantil é fundamental para desconstruirmos preconceitos desde cedo. A escola tem um papel essencial na formação de cidadãos conscientes, que reconheçam e respeitem a diversidade cultural presente em nossa sociedade”, ressaltou.
A ação integra a agenda contínua de formações promovidas pela Secretaria de Educação, reafirmando o compromisso do município em garantir uma prática educativa voltada para os direitos humanos e para a valorização das identidades culturais das crianças paulistenses.