Com o objetivo de fortalecer a participação social e ampliar a construção de políticas públicas inclusivas, a Prefeitura do Paulista promoveu, nesta quarta-feira (17), o encontro para formalização da minuta do Plano Municipal de Direitos Humanos e do Conselho Municipal de Direitos Humanos. A iniciativa foi conduzida pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, na sede do órgão.
O encontro reuniu representantes de instituições, trabalhadores, sociedade civil, gestão pública e do Conselho Municipal, em um processo participativo de elaboração. O documento servirá como norteador para a garantia de direitos, combate às violações e consolidação de ações voltadas à cidadania, contemplando áreas como Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência, Pessoa Idosa, LGBTQI+ e Igualdade Racial. O evento faz parte da Jornada de Direitos Humanos.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, Amanda Rodrigues, o processo reforça o papel democrático da gestão. “Estamos construindo coletivamente um plano que não é apenas da Prefeitura, mas da sociedade como um todo. É um compromisso com a proteção e a promoção dos direitos fundamentais de cada cidadão paulistense”, destacou.
O superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho, ressaltou a importância da participação social. “Esse momento é histórico para o município, porque consolida um espaço de escuta e de construção conjunta. O Plano Municipal será um marco para orientar políticas públicas mais justas e eficazes”, afirmou.
Durante o encontro, ficou deliberado que a minuta será compartilhada em grupos de trabalho ainda nesta semana, e uma nova reunião presencial será realizada no dia 7 de outubro para conclusão da proposta.