Cidade é premiada com a Caderneta Digital da Criança e o Absens, iniciativas que reforçam o foco da gestão com a transformação digital e o cuidado com a população
A Prefeitura do Recife foi duplamente premiada no 4° Congresso Latino-Americano de Casos de Open Innovation, que ocorreu dentro do Rio Innovation Week, maior conferência global de tecnologia e inovação, ao vencer em duas categorias com iniciativas que reforçam o protagonismo da capital pernambucana na transformação digital: a Caderneta Digital da Criança do Recife, na categoria Infraestrutura e Cidades, e o Absens – Inovação Aberta para Redução do Absenteísmo na Saúde Pública, na categoria Saúde. As iniciativas foram apresentadas pela Empresa Municipal de Informática (Emprel) e pela Secretaria de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, sendo reconhecidas por seu impacto social e caráter inovador.
Lançada em abril de 2025, a Caderneta Digital da Criança do Recife é uma ferramenta integrada ao aplicativo Conecta Recife que reúne, em um só ambiente, informações sobre o desenvolvimento infantil dos 0 aos 10 anos. Pais e responsáveis podem acompanhar de forma prática dados sobre vacinação, crescimento, frequência escolar e serviços de assistência social. O recurso fortalece a integração entre saúde, educação e assistência, tornando o acompanhamento da infância mais completo e acessível, além de ser um exemplo de política pública digital aplicada ao cuidado com a primeira infância.
Já o Absens, solução que fez parte do 1° Ciclo de Inovação Aberta - Eita! Recife, em um projeto de co-criação entre a Beyond, Emprel e Secretaria de Saúde do Recife, surgiu para enfrentar um dos maiores desafios da rede pública: o absenteísmo em consultas e procedimentos médicos. A iniciativa aposta em inteligência artificial - usando o WhatsApp - e inovação aberta para prever cenários, reduzir faltas e otimizar a gestão dos serviços de saúde. Com isso, contribui para garantir maior eficiência no atendimento e mais qualidade no cuidado oferecido à população recifense.
Para Rafael Cunha, secretário de Transformação Digital, Ciência e Tecnologia, a conquista reforça o papel do Recife como referência nacional em inovação pública. “Cada projeto é pensado para tornar a cidade mais conectada, humana e eficiente. Este reconhecimento no Rio Innovation Week comprova que estamos contribuindo para um movimento nacional de inovação pública com propósito social”, destaca.
Já Bernardo D’Almeida, presidente da Emprel, comemorou o reconhecimento, destacando que “compartilhar as soluções que estamos desenvolvendo é uma forma de incentivar o avanço da transformação digital com foco no cidadão. Acreditamos em uma tecnologia simples, acessível e transformadora, e estas premiações mostram que estamos no caminho certo”.
Com os dois prêmios, Recife se consolida como referência nacional em inovação aberta, aplicada à gestão pública, comprovando que tecnologia e cuidado caminham juntos na construção de uma cidade mais inteligente e inclusiva.