A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, promove, nesta sexta-feira (22), o encerramento da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco. A festividade contará com uma série de atividades culturais e artísticas, que se apresentarão na praça e na via pública em frente às Ruínas do Rosário dos Homens Pretos, na Muribeca, a partir das 15h30. A celebração marca o reconhecimento e a valorização das ruínas como patrimônio cultural do município e motivo de muito orgulho para a população do entorno.
Entre as atrações previstas estão o coral da Escola Estadual Humberto Barradas "Octeto Blue" (com participação do cantor Allan Carlos), cordel do professor Wallison Bezerra intitulado "Muribeca Rua, berço e patrimônio cultural", a quadrilha junina mirim "Matulão", terreiro de cultura africana Ilê Axé Omulu Asauany, Banda Rudimentar Escola Estadual Humberto Lins Barradas, Coco de Roda das Mulheres da Muribeca, feirinha de artesanato e culinária popular, rodão de Capoeira; entre outras.
Para o prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros, a programação está voltada para os patrimônios do município, o que reforça a tradição histórica, imaterial e também material. "Precisamos preservar e valorizar esse patrimônio, e disseminar para as novas gerações. É a partir de ações como essa, de jogar luzes para locais como as Ruínas do Rosário dos Homens Pretos, que os meninos e meninas do Jaboatão vão crescer respeitando e entendendo a importância histórica do nosso patrimônio", observou.
Ainda na sexta-feira, pela manhã, a partir das 10h, a programação da semana contará com uma visita técnica no bairro de Muribeca dos Guararapes, passando pelas ruínas, o memorial Índia Morena e os engenhos Muribequinha e Megaype. Às 15h, haverá o plantio de mudas de árvores identitárias da cultura africana no terreno do quintal das ruínas.
Crédito da foto: Chico Bezerra