Paulista realiza reunião de apresentação de Jogos Digitais Educacionais

Antônio Assis
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 A Secretaria Municipal de Educação do Paulista, por meio da Gerência de Espaços Ampliados de Aprendizagem, realizou nesta quinta-feira (6), a apresentação dos jogos digitais educacionais voltados especialmente para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa tem como objetivo principal fortalecer o processo de alfabetização, abrangendo todas as modalidades educacionais oferecidas pelo município. A reunião foi realizada na sala do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), 

Além dos técnicos do NTE, participaram da reunião, representantes da Secretaria de Educação que atuam em diferentes modalidades de ensino, como a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Utilizando recursos tecnológicos interativos, os jogos foram pensados para tornar o processo de aprendizagem mais dinâmico, lúdico e acessível, despertando o interesse dos estudantes e promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais. A produção dos jogos é fruto de um trabalho colaborativo entre professores, técnicos pedagógicos e desenvolvedores que integram o NTE.

Durante o encontro, foram demonstradas as funcionalidades dos jogos, que foram cuidadosamente planejados para estimular o letramento, o raciocínio lógico, a criatividade e a autonomia dos alunos. Os jogos estão sendo desenvolvidos com base nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e incluem atividades que envolvem leitura de imagens, associação entre sons e palavras, construção de vocabulário e resolução de desafios.

Os jogos serão disponibilizados gratuitamente para todos os professores e estudantes da Rede Municipal, podendo ser utilizados tanto em sala de aula quanto em atividades remotas, ampliando o acesso a materiais de qualidade e alinhados às necessidades pedagógicas da rede.

Além da proposta voltada à alfabetização, a Secretaria de Educação também anunciou a criação de um jogo temático especial para a Semana de Tecnologia, que será realizada em outubro. O tema do evento deste ano será “Cultura Oceânica”, abordando conteúdos ligados à preservação ambiental e à consciência ecológica desde os primeiros anos da escolarização. O jogo trará informações adaptadas à linguagem infantil sobre os oceanos, os seres marinhos e os cuidados com o meio ambiente, integrando tecnologia, ciência e educação ambiental.

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