Com o objetivo de promover o respeito e combater todas as formas de discriminação, como o racismo, a intolerância religiosa, o preconceito de gênero e a LGBTfobia, a prefeitura do Paulista irá realizar, de 12 de agosto a 10 de dezembro, a Jornada dos Direitos Humanos. A iniciativa acontecerá em todas escolas da rede municipal de ensino. A proposta inclui a realização de palestras, oficinas, rodas de conversa e vivências educativas. A reunião para alinhar a atividade, aconteceu nesta quinta-feira (7), na sede da SEPA.
A atividade será realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Políticas Sobre Drogas e Direitos Humanos , em parceria com a Coordenação Falta uma observação a coordenação é Direitos Humanos, Gênero e Étnico Racial da Secretaria de Educação do Paulista (SEPA). Durante o encontro de planejamento, estiveram presentes representantes da Superintendência de Direitos Humanos, incluindo a diretora LGBTQIA+, Karla Augusta; a diretora da Criança e adolescente, Cilene Costa; o superintendente de Direitos Humanos, Kléber Pyrrho; além da coordenadora da SEPA, Débora Nascimento e equipe.
Na ocasião, a representante da SEPA ressaltou a importância da atividade que deve promover a discussão em torno do tema no ambiente escolar. “Nosso foco é trabalhar com as crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar para construir um ambiente mais justo e inclusivo. É fundamental que o debate sobre direitos humanos esteja presente desde cedo na formação cidadã”, destacou Débora.
“A jornada é uma resposta concreta ao cenário de violência simbólica e estrutural que ainda enfrentamos. Estamos construindo um movimento coletivo, com base no diálogo e na escuta, para afirmar o valor da diversidade e da dignidade humana”, afirmou o superintendente Kléber Pyrrho.