No Campus Agreste da UFPE ouvi de Dilson Cavalcanti: “Vou lutar todos os dias para fazer o CAA do tamanho que o povo do interior pernambucano merece”

Antônio Assis
0
Comandar com altivez, sabedoria e compromisso um dos mais importantes campi universitários do Nordeste. Essa é a missão de Dilson Cavalcanti, diretor do Campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Caruaru. Inaugurado em março de 2006, o campus foi o primeiro da UFPE no interior de Pernambuco, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região, formando profissionais qualificados e interiorizando pesquisa, inovação e conhecimento científico.

Dilson é incansável e mantém uma agenda movimentada, com compromissos e atribuições que transcendem os quatro cantos da UFPE. Nesta semana, por exemplo, ele esteve no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo Estadual, onde participou do lançamento de editais para fomento em pesquisa e inovação.

Durante minha visita ao campus, fui recebido por ele e tive a oportunidade de conhecer de perto a rotina intensa de reuniões, ligações, acompanhamento de demandas e os desafios de quem conduz uma instituição com papel tão estratégico para o Agreste pernambucano. Ao conversar comigo, Dilson demonstrou entusiasmo, firmeza e um profundo senso de responsabilidade institucional. Reproduzo aqui suas palavras:

“Nosso trabalho é contínuo e comprometido. Não paramos porque temos plena consciência da responsabilidade e da relevância da nossa missão. O Campus do Agreste, com seu caráter pioneiro, há quase duas décadas forma profissionais com excelência e visão estratégica, impulsionando o desenvolvimento de Caruaru e de toda a região. Mais do que isso, o campus transforma realidades, amplia horizontes e abre caminhos para milhares de jovens e suas famílias.

Eu tenho dito, com convicção, que a expansão e interiorização das universidades federais foi a política pública mais inteligente para o desenvolvimento estratégico do Brasil nas últimas décadas. Afinal, nenhuma nação, nenhum estado é verdadeiramente desenvolvido se as oportunidades de educação pública, gratuita e de qualidade estiverem restritas às capitais.

Vou lutar todos os dias para fazer o CAA do tamanho que o povo do interior pernambucano merece. Esse é um desafio e um compromisso não apenas institucional, mas também comigo mesmo.” — disse Dilson Cavalcanti, diretor do Campus do Agreste da UFPE, em entrevista ao Blog do Alberes Xavier.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)