Gravatá dá início à formação “Empreende Mulher” e ajuda público feminino a lidar com as finanças

Antônio Assis
0

Iniciativa é da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Mulher, e terá mais dois encontros

As atividades do projeto “Empreende Mulher” tiveram início na noite da quinta (07), no auditório da Secretaria de Educação, uma iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher.

Com o tema “Entre Nós e o Dinheiro”, o objetivo principal da formação é ajudar as mulheres participantes a entender, organizar e transformar a relação delas com o dinheiro, algo que fortalece a autonomia financeira feminina.

Iêda Lira, contadora, ativista social de direitos humanos, formada em Economia Viva e pioneira do Escritório Conta Próspera, foi a convidada especial para conversar com as participantes. “Para mim, foi uma honra vir tratar do assunto que é educação financeira para mulheres que sonham em empreender, porque hoje é pouco falado com as mulheres sobre educação financeira e é um tabu a gente falar sobre dinheiro para poder aí sim cuidar das ferramentas que são fluxo de caixa, um diário, uma demonstração de resultado e um balanço patrimonial, mas antes a gente precisa olhar para nossa relação com o dinheiro e a consciência em relação a essa força, essa energia que é o dinheiro na nossa vida, isso sim vai trazer autonomia financeira para as mulheres. Desejo que elas possam empreender e realizar”.

Cristina Gouveia foi uma das participantes da formação e deu um depoimento emocionante. “Vim hoje com a perspectiva de melhorar o meu financeiro, porque a gente, como mulher, principalmente a minha geração, não foi ensinada a trabalhar o financeiro, a saber das contas, a controlar isso, e quando eu me separei eu tive que aprender a viver. Esse processo de olhar as contas que estão chegando, o que é que pode pagar, e eu confesso que isso é muito desafiador para mim, é angustiante você não saber lidar, e hoje eu vim com essa esperança de aprender, de melhorar, e eu tenho certeza de que eu vou conseguir. Já saio hoje muito mais animada e com a perspectiva que mesmo aos meus 51 anos eu vou conseguir, eu vou mostrar para mim mesma que eu sou capaz. Do meu financeiro ser equilibrado, de eu conseguir viver com o que eu ganho e com a perspectiva de melhorar ainda mais”.

Ester Gomes, secretária da Mulher de Gravatá, considerou que “aqui é mais uma iniciativa da gestão pública através da Secretaria da Mulher, dentro dessa grade de programação do Agosto Lilás, mas também nessa perspectiva da gente poder reunir mulheres e falar sobre a questão do empreendedorismo feminino, da relação com o dinheiro, que foi do que a oficina tratou, sob a facilitação de Iêda Marques, que é uma contabilista aqui de nossa Gravatá. Então reunimos mulheres e foi uma satisfação a gente poder ter socializado temas que na sua maioria são tão densos, complexos, mas que ela trouxe com uma forma muito leve e essa é a primeira de um conjunto de três oficinas que haverá e a gente sai muito feliz.

Os próximos encontros da formação ‘Empreende Mulher’ serão realizados nos dias 20 de agosto e 03 de setembro, sempre às 18h, também no auditório da Secretaria de Educação”.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Cortesia Secretaria da Mulher de Gravatá

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)