Com intuito de despertar nos estudantes da rede municipal o interesse e o hábito pela matemática e a educação financeira, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria municipal de Educação, realizou, nesta quinta-feira, a 1ª edição do concurso Contar Bem - projeto de incentivo à matemática voltado para estudantes do 5º ano dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Nesta etapa, 25 estudantes representantes de escolas municipais participaram da disputa, que foi realizada no auditório da UNIFG, em Piedade. Eles responderam questões envolvendo problemas de matemática, tais como prova das figuras geométricas, cálculo mental, ábaco - sistema de numeração decimal -, raciocínio lógico, prova de estatística, entre outras proposições.
Após avaliar o desempenho dos estudantes, a comissão julgadora escolheu os vencedores. O primeiro colocado foi Jonathan Emanuel, da Escola Municipal Vidal de Negreiros. O segundo lugar ficou com Izabel Verônica, da Escola Municipal Djalma Farias e o terceiro colocado foi Kayk Davy, da Escola Municipal João Bosco de Sena. Todos os participantes receberam certificado e medalha de premiação. Além disso, os três primeiros colocados ganharam jogos educativos.
O prefeito Mano Medeiros elogiou a iniciativa da gestão municipal em realizar ações como esta na área educacional. “É essencial incentivar os estudantes, desde cedo, a desenvolverem o hábito pela Matemática, Língua Portuguesa e demais disciplinas. É através do estudo e do conhecimento que as crianças e adolescentes vão se tornar cidadãos e construir o futuro da sociedade”, destacou.
Vencedor da etapa municipal, Jonathan Emanuel irá representar o município na etapa regional do concurso, que acontecerá no dia 10 de outubro. O Concurso Contar Bem é uma ação que envolve vários municípios pernambucanos e é patrocinado pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA).