Encontro formaliza criação de associação de artesãos e designers do Jaboatão dos Guararapes

Antônio Assis
0

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Juventude, em parceria com o Sebrae/PE, promoveu, nesta terça-feira (12), uma reunião que marcou a aprovação do estatuto e a eleição da primeira diretoria da Associação de Artesanato, Cultura e Economia Criativa de Jaboatão dos Guararapes (AACEC). O encontro, realizado na Faculdade dos Guararapes (UNIFG), contou com a participação de mais de 40 profissionais e empreendedores das áreas envolvidas.

Segundo o prefeito Mano Medeiros, “a criação da Associação de Artesanato, Cultura e Economia Criativa de Jaboatão dos Guararapes tem o objetivo de garantir direitos aos artesãos e profissionais de design do município. Com uma representação formal, eles ganham mais organização para fomentar a economia local e, com o tempo, poderão acessar editais de fomento para ampliar suas atividades”, afirmou.

Durante a reunião, os sócios-fundadores, incluindo a nova diretoria, decidiram pela formação de uma associação única, estruturada em sete núcleos: Orla, Jaboatão Centro, Cavaleiro, Prazeres, Curado, Shopping e Design. Cada núcleo terá um representante na diretoria, eleita para o triênio 2025/2028. Antes da formalização, o grupo participou de encontros de capacitação sobre a importância do associativismo.

“Nesse processo, o Sebrae desempenha um papel fundamental como parceiro estratégico, oferecendo consultoria especializada, capacitações, orientação jurídica e apoio na elaboração de projetos e planos de negócio. Por meio dessas iniciativas, o Sebrae contribui para que os artesãos e suas associações conquistem mais autonomia, competitividade e acesso a mercados, transformando talento e tradição em fonte sustentável de desenvolvimento local”, destacou a gestora do acordo de parceria entre o Sebrae e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, Emanoela Toscano.

Fotos: Divulgação

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)