Em entrevista concedida ao Blog do Alberes Xavier e à Rede Pernambuco de Rádios, o ex-governador de São Paulo e ex-prefeito da capital paulista, João Dória, destacou a importância política de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD e atual secretário de Governo e Relações Institucionais de São Paulo.
Segundo Dória, “Gilberto Kassab é, talvez, o mais hábil articulador político que o Brasil tem hoje”. Ele ressaltou ainda que a força política do PSD se consolidou a partir da articulação de seu presidente, principalmente com a chegada de lideranças de outros partidos, como o PSDB, citando como exemplo a atual governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que deixou os tucanos e se filiou à legenda comandada por Kassab.
Ao ser questionado sobre uma possível candidatura presidencial do governador Tarcísio de Freitas em 2026, Dória foi enfático: “Se disputar, terá chances reais de vencer. E, se vencer, terá chances efetivas de fazer um bom governo, como vem fazendo em São Paulo”.
Atualmente, João Dória comanda o LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), organização que reúne executivos dos mais diversos setores, com o objetivo de fortalecer a livre iniciativa e estimular o desenvolvimento econômico e social. Sob sua liderança, o LIDE ampliou sua atuação internacional e hoje está presente em 24 países.
Ao ser perguntado sobre um eventual retorno à política partidária, o ex-governador descartou a possibilidade de novas candidaturas, reforçando seu papel na sociedade civil: “Eu quis ficar aqui para poder ajudar, pela sociedade civil, como cidadão, como brasileiro, e junto a tantas outras pessoas que ajudam e que poderão unir forças para contribuir com o país. Aqui estarei para contribuir pelo setor privado. Vida pública, não mais”, esclareceu.