O trabalho de Luigi F. Marques da Luz foi um dos três premiados no 38º Concurso de Teses e Dissertações
A dissertação “Enhancing Cybersecurity of Automotive Ethernet Networks with Deep Learning-based Intrusion Detection Systems”, desenvolvida por Luigi F. Marques da Luz no Centro de Informática (CIn) da UFPE e orientada pelos professores Divanilson Campelo e Paulo Freitas de Araújo Filho, foi premiada como a terceira melhor dissertação nacional no 38º Concurso de Teses e Dissertações (CTD) do 45º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC). A honraria foi entregue em Maceió, Alagoas, durante a realização do evento, ocorrido em julho.

No trabalho, são apresentadas duas propostas de sistemas de detecção de intrusão baseados em deep learning para redes intraveiculares, com foco especial em redes Ethernet automotivas. O trabalho também discute a explicabilidade de um dos métodos propostos, possibilitando compreender quais informações são utilizadas na tomada de decisão sobre a ocorrência ou não de um ataque cibernético ao veículo.
A dissertação também conquistou o 2º lugar no CTD do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), em maio. A nova premiação ressalta a qualidade da pesquisa realizada no CIn e a relevância da produção científica do Centro. Este é o segundo ano consecutivo em que o CIn conquista lugar no pódio tanto no CTD do SBRC quanto no CTD do CSBC com trabalhos orientados pelo professor Divanilson Campelo.
Sobre o Concurso – O 38º CTD do CSBC premiou as melhores teses e dissertações nacionais da área de Computação que foram defendidas em 2024. As dissertações submetidas ao CTD foram revisadas e analisadas por, no mínimo, três especialistas e selecionadas por um Comitê de Avaliação para serem apresentadas no evento. A premiação final foi realizada com base nos resultados científicos e tecnológicos gerados pelo trabalho, bem como no potencial de impacto no estado da arte da área de Computação e no contexto social. A qualidade da apresentação oral do trabalho também foi avaliada.