Centro de Informática amplia estrutura com construção de nova etapa do prédio do Bloco E
Os trabalhos, previstos para iniciar em até um mês, também incluem ampliação do estacionamento e construção de via de acesso ao INTM
O Centro de Informática (CIn) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) terá uma nova edificação. O contrato para construção do Módulo 5 do Bloco E foi assinado, ontem (segunda, 18), no hall do andar térreo do Bloco E do CIn, no Campus Recife. Os trabalhos, previstos para iniciar em até um mês, também incluem ampliação do estacionamento e construção de via de acesso ao Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais (INTM).
Com cinco pavimentos, incluindo o térreo, a nova etapa da edificação será composta por 12 laboratórios com capacidade para mais de 650 alunos. O projeto está abrigado no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI-UFPE - 2019-2023) com duração prevista de 23 meses. “[Vamos] reforçar a infraestrutura do Centro de Informática, inclusive trazendo as operações para perto do mesmo lugar. Hoje, a gente tem operações espalhadas em diversos prédios, então, isso [novo prédio] faz com que a gente unifique e aumente a interação entre as pessoas que trabalham nos diversos projetos e iniciativas do Centro de Informática”, afirmou o diretor do CIn, Sérgio Soares.

A ampliação prevê uma nova área de aproximadamente 2 mil m², além de uma revisão do projeto arquitetônico da edificação, considerando a implantação futura de outros módulos. O projeto dá atenção ao sistema de circulação vertical e horizontal e de conexão entre os blocos, valorizando a capacidade física do centro, que é o principal provedor de capital humano do cluster de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de Pernambuco.
“O projeto vai resolver uma pendência antiga, que é um compromisso de fazer a via para o INTM. Depois, vai resolver a questão do estacionamento aqui da área. E, terceiro, o prédio principal, que é a ampliação do Centro de Informática, que vai ter impacto nas atividades, de maneira geral, no ensino e o impacto nas atividades de pesquisa e inovação por meio das parcerias que o Centro de Informática sempre desenvolve”, disse o reitor Alfredo Gomes.
O contrato foi assinado pela diretora-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento (Fade) da UFPE, Maira Galdino da Rocha Pitta, e pelo representante da MGR Engenharia e Incorporação Ltda, Maurício Ferreira Lima. O reitor Alfredo Gomes e o diretor do CIn, Sérgio Soares, assinaram como testemunhas.
A cerimônia de assinatura do contrato teve ainda a presença da diretora de Planos e Projetos da Superintendência de Projetos e Obras (SPO) da UFPE, Isabel Pinto, do ex-diretor do CIn, Paulo Borba, além de professores, técnicos administrativos e estudantes.
Comentários
Postar um comentário