Buscando fortalecer o combate à violência de gênero, no Sítio Histórico de Igarassu, em frente ao Casarão Senzala, o segundo banco gigante, fruto da parceria entre o Instituto Banco Vermelho (IBV), a Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco (Setur‑PE) e a Prefeitura de Igarassu. A primeira instalação aconteceu no Alto do Moura, em Caruaru, no início de junho, dando início a uma série de seis bancos em pontos turísticos do estado até agosto. Após Igarassu, o projeto segue para Fernando de Noronha, Vale do Catimbau, Porto de Galinhas e Olinda.
“O tema da violência contra mulher é urgente no Brasil e deve ser tratado e debatido em todos os segmentos. Somos o quinto país que mais mata mulheres no mundo. A Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco e a Prefeitura de Igarassu entenderam que precisam acolher os turistas e que prevenir é a solução. Os bancos gigantes instalados em pontos turísticos reforçam o compromisso do Turismo do Estado com a segurança das mulheres. Porque nenhuma mulher deve ter medo de viver e nem de viajar”, diz Andrea Rodrigues, presidente do Instituto Banco Vermelho (IBV).
“Aspas Prefeitura Igarassu”, afirma a prefeita Professora Elcione Ramos
Os bancos gigantes são intervenções urbanas que atuam como símbolo de enfrentamento à violência contra a mulher, com mensagens de conscientização e informações sobre canais de apoio. A parceria também prevê, nos próximos meses, o lançamento do Protocolo Hotel Seguro para a Mulher, com projeto-piloto no Novotel Recife Marina e implementação em hoteis do estado a partir de setembro.
FOTO: Ivonildo Pedro