Um grupo de 17 artesãos do Jaboatão dos Guararapes, em sua maioria integrantes do Espaço Colaborativo da Mangueira, localizado em Prazeres, participou no último fim de semana de uma feira realizada durante a Festa Barra Bode 2025, no município de Barra de São Miguel (PB). Na ocasião, os empreendedores expuseram seus produtos ao público do evento, que movimenta a cidade paraibana há 15 anos. Esta foi a terceira vez que uma delegação de artesãos jaboatonenses participou da festa, comercializando trabalhos manuais.
Para viabilizar a participação do grupo, a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação, Empreendedorismo e Juventude, garantiu apoio logístico no deslocamento.
"Essa é uma oportunidade para que os artesãos de Jaboatão dos Guararapes mostrem sua arte a novos públicos. A festa é uma vitrine que pode gerar diversas possibilidades de vendas e troca de contatos com artesãos de outras regiões. Valorizar e incentivar esses empreendedores é uma das nossas prioridades nessa área, fortalecendo a economia solidária", destacou o prefeito Mano Medeiros. Ele ressaltou ainda que o intercâmbio até a Paraíba beneficiou um grupo diferente de artesãos do município, que não participou da Fenearte 2025.
Segundo Marileide Soares Cadete, coordenadora do Espaço Colaborativo da Mangueira e uma das participantes, a experiência foi muito positiva. "Foi muito boa a nossa presença. Todos os artesãos venderam muito bem, pois é um evento grande, com shows, leilões e outras atrações. Sempre é muito proveitoso e também representativo, pois levamos o nome de Jaboatão dos Guararapes. Saímos de lá já convidados para voltar no próximo ano, além de termos feito contatos para participar de eventos semelhantes em outras cidades", afirmou a artesã.
Entre os produtos levados pelo grupo estavam roupas de crochê, artigos de cama, mesa e banho, peças de costura criativa, bijuterias e luminárias.
Fotos: Divulgação