Apresentação traz novo balanço sobre eventos adversos e reforça necessidade da notificação

Antônio Assis
0

Em continuidade ao calendário de apresentações voltadas à transparência dos dados sobre eventos adversos, a equipe de Qualidade, representada por Cássia Vieira — enfermeira responsável pelo Gerenciamento de Riscos — apresentou mais um balanço trimestral para colaboradores de diversas áreas. O encontro ocorreu ontem (quarta-feira, dia 30), na biblioteca.

Durante a apresentação, Cássia ressaltou a importância de descrever os eventos com detalhes precisos e preencher corretamente a queixa técnica — principalmente nos casos ligados à tecno‑vigilância de equipamentos e dispositivos médicos. Ela enfatizou também a necessidade de registrar de forma exata a marca e o lote dos produtos envolvidos, para assegurar o andamento eficaz das investigações e a execução de ações corretivas.

A notificação é a principal barreira para prevenir eventos adversos e promover melhorias na segurança do paciente. O retorno às notificações, segundo prazo estabelecido, foi apontado como fundamental — e deve ser comunicado tanto às equipes envolvidas quanto ao profissional que notificou. A ausência de resposta pode desestimular novas notificações, comprometendo o fortalecimento da cultura de segurança. Por isso, a notificação pode e deve ser feita sempre que necessário.

Segundo Cássia, a apresentação tem como objetivo “fortalecer a cultura de segurança do paciente por meio do engajamento das áreas envolvidas, esclarecimento de dúvidas e apresentação dos resultados trimestrais das notificações, evidenciando os avanços alcançados.”

A equipe de Qualidade do HCP é formada por: Renata Galindo (Gerente da Qualidade); Elayne Heide (Coordenadora de Educação Permanente); Cássia Vieira (Enfermeira de Gerenciamento de Riscos); Danusa Albuquerque (Enfermeira da Qualidade); Morgana Ventura (Analista da Qualidade) e Bruna Melo (Assistente Administrativa).
O que são eventos adversos ao paciente?

Eventos adversos são quaisquer incidentes que podem resultar em danos não intencionais ao paciente durante a prestação de cuidados de saúde. O trabalho da Qualidade está em implementar processos que visam evitar a ocorrência desses problemas e educar todos os envolvidos sobre a segurança do paciente.

Ou diretamente pela intranet, no acesso rápido.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)