Seminário no Recife debate habitação popular de qualidade

Antônio Assis
0

O evento será uma oportunidade para debater estratégias que visem ao habitar com qualidade

A questão da qualidade do habitar na capital pernambucana é tema do II Seminário Recife Cidade Parque - Os desafios da habitabilidade no Recife, que ocorre nos dias 6 e 7 de agosto, no auditório do espaço Apolo 235, no Porto Digital. A realização é do Projeto de Pesquisa de Desenvolvimento e Inovação Recife Cidade Parque (fruto de convênio entre a Universidade Federal de Pernambuco e a Prefeitura do Recife) em parceria com as Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e de Habitação. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link.

Para o coordenador do projeto e professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFPE, Roberto Montezuma, o evento será uma oportunidade para acadêmicos, gestores públicos e representantes da população residente em condições de vulnerabilidade debaterem estratégias que visem ao habitar com qualidade. “Vamos discutir dentro de uma abordagem sistêmica, que vá além de paradigmas dos programas de habitação, nos quais a moradia é concebida sem estar atrelada ao acesso a uma infraestrutura urbana de qualidade. É um modelo em que não se formam cidades, mas guetos urbanos”, afirma Montezuma.

Entre os destaques das palestras que serão realizadas no seminário estão “Habitabilidade no Recife Cidade Parque”, com os professores da UFPE e pesquisadores do projeto Recife Cidade Parque Lúcia Veras e Roberto Montezuma; “Urbanização em áreas ambientalmente sensíveis: Experiência na Região Metropolitana de São Paulo”, com o arquiteto e urbanista Marcos Boldarini; e “Perspectiva histórica da habitação de interesse social”, com a professora da UFPE Ângela Souza. As três apresentações ocorrem no dia 6. No dia 7, o destaque é a palestrante Nora Libertun de Duren, integrante do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que fará a conferência “Rumo à habitabilidade sustentável na América Latina”. Nos dois dias do evento, serão apresentadas experiências exitosas de habitação popular.
Data da última modificação: 24/07/2025, 16:05

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)