Fortalecendo o cuidado com a saúde dos jaboatonenses em todas as localidades do município, nesta sexta-feira (4), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais uma ação para levar cuidados e atendimentos básicos à população. Desta vez, a atividade aconteceu na Escola Municipal Rural Paulo Freire, localizada no Assentamento Engenho Camaço.
No local, foram oferecidos diversos serviços: atendimento odontológico para adultos com o Odontomóvel e para crianças com o Odontokids; exames de mamografia, realizados pelo caminhão do projeto Amigos do Peito, voltados para mulheres entre 50 e 69 anos; além de aferição de pressão arterial e testes de glicemia para todas as idades.
Além do Engenho Camaço, a iniciativa também beneficiou moradores das comunidades vizinhas de Penanduba, Penadubinha, São Salvador, Palmeira, Rico e Canzanza. Na parte odontológica, a população teve acesso a serviços como extração dentária, limpeza, restauração e outros procedimentos da atenção básica. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para atendimentos especializados.
“Essa ação é organizada em parceria com a Regional 1, e como aqui temos a Escola Paulo Freire, o local se torna um ponto estratégico para ações voltadas à população dos engenhos. Já temos uma unidade de saúde no Engenho Macujé, mas, por ser uma área rural, onde as casas ficam distantes, essas atividades facilitam muito o acesso da população aos serviços de saúde. Como coordenação, temos buscado fortalecer cada vez mais essas ações na zona rural do município”, destacou a coordenadora de Saúde Bucal, Pamela Paixão. Ela também lembrou que os ônibus do Odontomóvel seguem um cronograma mensal de visitas.
Para a gestora da Escola Paulo Freire, Marta Ferreira, a iniciativa é essencial. “Esse atendimento aqui é fundamental para a comunidade, pois une educação e saúde, que são pilares para o desenvolvimento individual e da sociedade. Saúde garante bem-estar físico e mental, e esse trabalho está de parabéns, pois atende não só os estudantes, mas também os pais e moradores dos engenhos vizinhos”, observou.
Entre os que buscaram atendimento estava a moradora do Engenho Camaço, Tereza Cristina Vieira, acompanhada do filho Jackson da Cunha, de 9 anos. Ambos utilizaram os serviços dos ônibus odontológicos e realizaram extrações dentárias. “Foi ótimo, bem perto de casa. Ele tirou um dente, e foi tudo muito rápido e tranquilo. Agora eu também vou tirar um que está doendo”, relatou.
Ao todo, a ação desta sexta-feira realizou 32 atendimentos no Odontokids, 64 no Odontomóvel (turnos da manhã e tarde) e 60 mamografias no caminhão do projeto Amigos do Peito.
Fotos: Divulgação