A Polícia Federal em Pernambuco, com o apoio da Superintendência do órgão no Ceará, deflagrou na manhã de hoje (09/07/2025), a Operação Procedência, com a finalidade de combater uma associação criminosa especializado na prática dos crimes de contrabando e descaminho. Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital do Estado do Ceará (Fortaleza), determinado no bojo da investigação pelo Juízo da 13ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.
As investigações foram levadas a efeito por meio da Delegacia de Repressão a Crimes Fazendários – DELEFAZ/PE e se iniciaram em novembro de 2023, quando foram instaurados dois inquéritos policiais objetivando apurar a existência de uma associação criminosa especializada em internalizar produtos eletrônicos e anabolizantes de origem estrangeira, pelo modal aéreo, com o objetivo de comercialização por meio de uma rede social na internet. A investigação busca identificar outros envolvidos, confirmar o modus operandi dos investigados, apreender produtos de origem estrangeira, bem como identificar e localizar bens adquiridos com o lucro da referida atuação criminosa. No local foram aprendidos, perfumes importados, celulares, remédios e anabolizantes.
Os investigados respondem pelos crimes de contrabando (Art. 334-A, § 1º, II do Decreto Lei 2.848/1940 - Código Penal), descaminho (Art. 334, §1º do Decreto Lei 2.848/1940 - Código Penal) e associação criminosa (Art. 288 do Decreto Lei 2.848/1940 - Código Penal), cujas penas podem alcançar 12 (doze) anos de reclusão. O nome da operação faz referência ao nome da página numa rede social da internet, utilizada para anúncio e comercialização dos produtos importados.