A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes segue avançando na área de saneamento básico com a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) localizada na comunidade Catamarã, no bairro de Candeias. O prefeito Mano Medeiros esteve no local, na manhã desta quarta-feira (30), acompanhado do presidente da Compesa, Alex Machado, para conferir o andamento das obras, que integram um conjunto de investimentos na infraestrutura sanitária do município.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão, a Compesa e a BRK Ambiental, e deverá beneficiar cerca de 150 mil moradores. A ampliação da ETE vai dobrar a capacidade de tratamento, passando de 112 para 224 litros por segundo — o equivalente a 10 piscinas olímpicas por dia. A previsão é que a obra seja concluída até dezembro deste ano.
Durante a visita, Mano Medeiros destacou a importância da obra para a saúde pública e a qualidade de vida da população. "Estou muito feliz e agradecido à governadora Raquel Lyra pelos investimentos que estão sendo feitos aqui no Jaboatão. Estamos falando de um investimento robusto, de mais de R$ 200 milhões, que representa um marco no avanço da cobertura de esgoto do nosso município”, afirmou o prefeito.
Além da ampliação da ETE, as obras incluem a construção de uma nova estação elevatória no bairro de Cajueiro Seco, que vai garantir o bombeamento do esgoto até a unidade de tratamento. Esta estrutura já atingiu 52% de execução e contou, recentemente, com a instalação de uma torre de carga de 20 metros de altura — peça essencial para o equilíbrio hidráulico do sistema.
A Compesa, por sua vez, está executando a segunda etapa do projeto de ampliação dos serviços de esgotamento sanitário do município. Essa fase contempla diretamente os bairros de Cajueiro Seco e Prazeres, e também amplia a cobertura em áreas atendidas na primeira etapa, como Barra de Jangada, Candeias e Piedade. Ao todo, mais de 200 mil pessoas serão beneficiadas com a nova estrutura.
“O dia hoje foi de acompanhar o andamento das obras. Este é o maior investimento da Compesa nos últimos tempos na área de esgotamento sanitário. Estamos falando de mais de 100 mil pessoas beneficiadas por esta parceria de trabalho, determinada pela governadora Raquel Lyra, para priorizar o município do Jaboatão”, destacou o presidente da Compesa, Alex Machado.
Até o momento, já foram implantados 140,1 quilômetros de redes coletoras — restando apenas dois quilômetros para a conclusão do trecho final. A expectativa é que, com a finalização das obras, o índice de cobertura de esgoto na cidade salte de 31% para 41%, representando um avanço expressivo na infraestrutura de saneamento do município. Além disso, novas redes também estão previstas para os bairros de Candeias, Piedade, Barra de Jangada e Cajueiro Seco.
Fotos: Josué da Mata