Programas como “Minha Escola no Grau Certo” e o “Laboratório 7.0” auxiliam na educação dos estudantes
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (11), a cidade registrou 66,97% das crianças alfabetizadas até o segundo ano do Ensino Fundamental em 2024, posicionando-se em segundo lugar na Região Metropolitana do Recife (RMR) e entre os municípios de grande porte do estado.
O índice coloca Igarassu acima da média nacional, que é de 59,20%, e também supera o resultado geral de Pernambuco, de 62,4%.
O avanço no indicador é resultado de um conjunto de ações promovidas pela gestão municipal, como o fortalecimento da gestão escolar, formações continuadas para professores (através do Centro de Atendimento ao Professor de Igarassu), melhorias na infraestrutura das unidades de ensino e valorização dos profissionais da educação.
Os estudantes de Igarassu também têm acesso a políticas públicas que fortalecem o processo de aprendizagem, como o Laboratório 7.0, que promove o ensino de ciência e tecnologia, e o programa “Minha Escola no Grau Certo”, responsável pela climatização de todas as salas de aula em 60% das unidades escolares da rede municipal.
A prefeita professora Elcione Ramos destacou o trabalho coletivo na construção desse resultado:
“Esse indicador representa o esforço de todos os servidores que fazem a educação do município e do investimento em política pública com foco em Educação construída nesses últimos anos”.
A conquista reforça o compromisso de Igarassu com o direito à alfabetização na idade certa, prioridade do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
FOTO: Ivonildo Pedro