Espetáculo “Paulista, a História por Trás da Estória” resgata cultura e memória do município com teatro de bonecos




Neste sábado (19), às 16h30, a Praça José Lopes, em Maranguape II, se transformará em palco para uma viagem no tempo. O espetáculo “Paulista, a História por Trás da Estória”, apresentado por Tio Silvinho e o grupo Teatro de Bonecos Quero Mais, promete encantar o público com uma releitura lúdica e emocionante da trajetória da cidade. O espetáculo é viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, através do apoio da Fundação Apolônio Salles, da Prefeitura do Paulista e do Ministério da Cultura.

Com entrada gratuita, a montagem mistura fatos históricos e narrativas populares que marcaram gerações, utilizando a linguagem do teatro de bonecos para contar as origens, personagens e transformações de Paulista. A proposta é unir informação e afeto, em um formato acessível para públicos de todas as idades.

“Não é só um espetáculo, é um reencontro com as raízes”, resume a bonequeira Leila Gibson Leal, que assina a direção da peça e dá vida aos personagens, feitos de papel machê. Ao lado dela, o figurino e atuação de Luan Lucas Leite, a representação de Jacikelly Figueiredo (PCD), o apoio técnico de Jaquilene Figueiredo, a sonoplastia de Samuk ZN e a produção artística de Silvio Tenório (Tio Silvinho), completam a equipe que conduz o público a esse mergulho cultural.

Mais que uma encenação, o projeto tem caráter educativo e inclusivo. Crianças, jovens e adultos são convidados a conhecer ou relembrar elementos que compõem a identidade do município, entre eles as tradições populares, a oralidade, os personagens ilustres e anônimos que moldaram a cidade. A valorização do mamulengo, uma das expressões mais simbólicas da cultura pernambucana, também ganha destaque como forma de resistência cultural.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa