Em Paulista, Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Infantil Criança Feliz inicia triagem para identificação precoce de sinais de autismo em crianças

Antônio Assis
0

Por Cátia Oliveira

O Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Infantil Criança Feliz, equipamento da Secretaria de Saúde do Paulista vinculado à Superintendência de Atenção Especializada em Saúde, deu início, na última segunda-feira (7), à realização de triagens com crianças utilizando o M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers).

O instrumento é um questionário validado e amplamente utilizado em todo o mundo, que tem como objetivo rastrear precocemente sinais do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa está sendo conduzida por uma equipe multiprofissional do Centro, como parte das estratégias voltadas ao cuidado e ao acompanhamento do desenvolvimento infantil.

Segundo o superintendente de Atenção Especializada em Saúde, Kenned Teixeira, o principal objetivo da triagem é acolher, com mais agilidade e efetividade, as crianças que estão na fila de espera há bastante tempo promovendo o acesso aos serviços especializados de avaliação e reabilitação.

“Com essa iniciativa, a rede municipal de saúde reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado, a inclusão e a garantia de direitos das crianças atípicas e suas famílias”, ressaltou Teixeira.

O Centro Integrado de Habilitação e Reabilitação Criança Feliz tem como público-alvo crianças e adolescentes com deficiência intelectual, Transtorno do Espectro Autista (TEA), paralisia cerebral, síndrome de Down e outras síndromes genéticas com deficiências funcionais. No espaço é realizada avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado.

A estrutura fica na Avenida Manoel Gonçalves da Silva, 76, na Vila Torres Galvão, e funciona de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 17h. Para ser atendido, os pais ou responsáveis precisam procurar atendimento na Rede Especializada de Saúde ou na Atenção Básica, que farão os devidos encaminhamentos.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)