Programação inclui serviços de saúde, atividades educativas e apresentações culturais
A Prefeitura de Olinda, por meio das Secretarias de Saúde e da Mulher, realiza neste domingo (29), a partir das 14h, uma ação especial no Alto da Sé em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Esclerodermia Sistêmica, doença rara que afeta o tecido conjuntivo e se caracteriza pelo endurecimento e espessamento da pele.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o Projeto Girassol e conta com apoio de outras pastas da gestão municipal, como Cultura e Patrimônio, Controle Urbano, Trânsito, Segurança e Cidadania. A programação inclui serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicose e vacinação. Também haverá distribuição de panfletos informativos pelo Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), atividades recreativas para crianças e apresentação do balé Vivian Stefano de Olinda.
Idealizado por Sueli Silvina, o Projeto Girassol levará ao evento especialistas do Hospital das Clínicas de Pernambuco (HCPE), entre elas a presidente da Sociedade de Reumatologia de Pernambuco, Andrea Dantas, e a chefe do setor de reumatologia do HCPE, Angela Duarte.
O que é a esclerodermia?
A esclerodermia é uma doença autoimune e reumatológica rara, que provoca inflamação em tecidos do corpo, afetando principalmente a pele e órgãos internos.
As áreas atingidas tornam-se enrijecidas e podem mudar de coloração, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes. A enfermidade é mais frequente em mulheres.
Foto: Pixabay
Secretaria de Comunicação de Olinda