Ação no Alto da Sé marca Dia Mundial de Conscientização da Esclerodermia em Olinda

Programação inclui serviços de saúde, atividades educativas e apresentações culturais

A Prefeitura de Olinda, por meio das Secretarias de Saúde e da Mulher, realiza neste domingo (29), a partir das 14h, uma ação especial no Alto da Sé em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Esclerodermia Sistêmica, doença rara que afeta o tecido conjuntivo e se caracteriza pelo endurecimento e espessamento da pele.

A iniciativa é fruto de uma parceria com o Projeto Girassol e conta com apoio de outras pastas da gestão municipal, como Cultura e Patrimônio, Controle Urbano, Trânsito, Segurança e Cidadania. A programação inclui serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão arterial, teste de glicose e vacinação. Também haverá distribuição de panfletos informativos pelo Centro de Atendimento à Mulher (CEAM), atividades recreativas para crianças e apresentação do balé Vivian Stefano de Olinda.

Idealizado por Sueli Silvina, o Projeto Girassol levará ao evento especialistas do Hospital das Clínicas de Pernambuco (HCPE), entre elas a presidente da Sociedade de Reumatologia de Pernambuco, Andrea Dantas, e a chefe do setor de reumatologia do HCPE, Angela Duarte.

O que é a esclerodermia?

A esclerodermia é uma doença autoimune e reumatológica rara, que provoca inflamação em tecidos do corpo, afetando principalmente a pele e órgãos internos.

As áreas atingidas tornam-se enrijecidas e podem mudar de coloração, comprometendo a qualidade de vida dos pacientes. A enfermidade é mais frequente em mulheres.

Foto: Pixabay
Secretaria de Comunicação de Olinda

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paulista abre inscrições para curso de Libras (Educalibras) 2026.1 com aula inaugural em março

Em Paulista, Ramos define turismo como uma das prioridades no programa de governo

Bolsa Família não retira mulheres do mercado de trabalho, diz FMI