Prefeitura do Jaboatão realiza treinamento sobre decreto de situação de emergência e estado de calamidade pública

Antônio Assis
0
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Executiva da Defesa Civil, realiza nesta quinta-feira (08) e sexta-feira (09), um treinamento sobre decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública, em parceria com a Defesa Civil do Estado. A ação está sendo realizada no Complexo Administrativo, em Jardim Jordão.

O treinamento envolve as equipes de Defesa Civil do Jaboatão e do governo estadual. Durante o treinamento, foram repassados os conceitos teóricos a respeito da decretação de situação de emergência e estado de calamidade pública, tipificação dos desastres e orientações gerais sobre a elaboração dos documentos necessários para decretação em ambas as situações.

O prefeito Mano Medeiros enfatizou o empenho e dedicação da Defesa Civil Municipal nas ações preventivas, para mitigar os prejuízos causados pelos desastres naturais. “A Defesa Civil do município atua sempre com eficiência e responsabilidade, dando assistência e proteção à população, sobretudo nas áreas de risco. Esta é mais uma ação que reforça as atividades desenvolvidas pela Prefeitura na área da Defesa Civil”, afirmou.

Segundo o secretário executivo de Defesa Civil do Jaboatão, Elton Moura, “a situação de emergência é quando o desastre está instalado e chega ao limite das atuações do município. O decreto de situação de emergência pode ser feito pelo prefeito ou coordenador de Defesa Civil do município. A partir do momento que identificamos a instalação de um desastre na cidade, enviamos um ofício à Defesa Civil nacional, para que eles reconheçam a situação de emergência no município. Daí, são tomadas as providências necessárias”, explicou Moura.

Participaram do evento as secretarias municipais de Infraestrutura, Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Planejamento, Finanças, Procuradoria do município e Controladoria, além do vereador Nivaldo do Gás.

Fotos: Chico Bezerra

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)