A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciou nesta sexta-feira (09), o serviço preliminar para começar a demolição do edifício Kátia Melo, em Piedade, que desabou na última terça-feira (06). A demolição propriamente dita terá início neste sábado (10). Ainda não há prazo para conclusão dos serviços.
A determinação do prefeito Mano Medeiros em demolir o imóvel foi célere. "Essa medida foi tomada para garantir a segurança dos moradores locais e a integridade dos imóveis que ficam nas proximidades. Agimos rápido e iniciaremos a demolição neste sábado. Nossa maior preocupação é salvaguardar a vida das pessoas", disse o prefeito.
Um total de 16 famílias residia no local e não houve vítimas. A Defesa Civil do município havia interditado o prédio, no último domingo, após uma vistoria técnica feita pela equipe. O prédio apresentava vários sinais, como fissuras, abatimento de piso e indícios de movimentação na estrutura.
A Defesa Civil do Jaboatão encaminhou documento à administradora do condomínio, informando sobre a demolição, porém, os proprietários dos apartamentos informaram que não tinham condições financeiras de arcar com as despesas do serviço. Por sua vez, a Procuradoria do município deu parecer favorável à contratação emergencial, para que a empresa de engenharia realizasse os serviços de demolição e recolhimento de entulhos.
O secretário executivo de Defesa Civil do município, Elton Moura, e a secretária de Infraestrutura do Jaboatão, Flávia Ribas, acompanharam o trabalho preliminar de demolição.
Fotos: Josué da Mata