Por meio do Decreto nº 027/2025, diálogo é uma demonstração de interesse da gestão em valorizar cada vez mais o servidor público municipal
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, recebeu, na manhã da segunda (18), representantes do Sindicato dos Professores de Gravatá (SIPROG) e do Sindicato dos Servidores de Gravatá (SINDSGRA), no gabinete do Paço Municipal.
Pelo Poder Executivo, estavam a secretária de Governo, Sheila Cartaxo, a secretária de Educação, Joselma Melo, a secretária da Fazenda, Paula Yonara, o secretário de Planejamento e Orçamento, Eliakim Herbert, e o procurador do município, João Bosco, Teresa Magaly, secretária de Administração, e Arthur Emanuel, diretor do RH.
Sheila Cartaxo explicou que “o primeiro momento onde o prefeito instaura a mesa de negociações com os sindicatos dos servidores do município. O prefeito sempre conversou, mas agora tem uma mesa com pastas específicas. Neste momento, a pauta é a educação, que é o reajuste dos professores. Finanças, administração, recursos humanos, planejamento e a Secretaria de Governo como é mediadora dessa história, de trazer essa conversa para a mesa e para a gente resolver os problemas dos nossos servidores, caso hajam”.
Marcelo de Brito, presidente do SINDSGRA, opina sobre a mesa de negociação permanente. “Foi muito importante o diálogo. Outras vezes o prefeito Joselito deu essa abertura no ano passado e na gestão passada também. Então estamos entendendo como uma continuidade. Não podemos ainda dizer que é uma vitória certa, mas tivemos bons encaminhamentos e tivemos bons passos também. Esperamos que através dessa mesa sejam concretizados os anseios e as pautas que a gente já vem reivindicando junto com a gestão. Mas que passos foram dados e avanços também significativos estão sendo dados, tanto pela gestão quanto pelo sindicato e para os servidores públicos. E com isso, consequentemente, todo o interesse público, toda a sociedade ganha quando o servidor ganha e melhora também tanto seus salários, quanto também sua prestação de serviço”.
Milton Muniz, um dos diretores colegiados do SIPROG, disse: “Achamos muito importante a abertura dessa mesa de diálogo, de negociação, estávamos ávidos por isso. É um gesto muito importante do prefeito, a categoria de professor espera ansiosa por essa abertura de mesa e espero que daqui pra frente nós possamos nos unir junto de um ideal comum que é a valorização da educação em Gravatá”.
Para o prefeito Joselito Gomes, “hoje, através de um decreto e uma reunião que aconteceu aqui no gabinete, foi instalada em nosso município uma mesa permanente de negociação. Sindicatos e outros segmentos sempre há necessidade de reunir, de dialogar e de encontrar caminhos com o objetivo de chegar às soluções desejadas. Foi um momento assim muito importante para todos porque essa construção na verdade ela precisa acontecer através de várias mãos para que o resultado positivo aconteça”.
_Reportagem: Ana Paula Figueirêdo_
_Fotos: Nilson Silva (SECOM)_