Nascimento de 89 tartaruguinhas-de-pente é registrado na praia da Enseadinha, em Paulista

Antônio Assis
0

A manhã desta quinta-feira (22) foi marcada por um espetáculo natural na praia da Enseadinha, no Janga, em Paulista. Um total de 89 filhotes de tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) nasceram e seguiram em direção ao mar sob os olhares atentos de moradores da região, que imediatamente acionaram a equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Secretaria Executiva de Meio Ambiente (NSU/SEMA).

A tartaruga-de-pente é uma das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no Brasil — quatro delas já foram registradas no município de Paulista. O monitoramento desses animais na região faz parte de um projeto autorizado pelo SISBIO/ICMBio e desenvolvido em parceria com o Projeto Tamar. Desde o início do ano, vários ninhos vêm sendo localizados ao longo do litoral paulistense, confirmando a importância ecológica da área para a preservação da fauna marinha.
A participação da população é fundamental na conservação dessas espécies. Ao avistar um ninho ou o nascimento de filhotes, é importante evitar qualquer interferência, não tocar nos animais, manter distância e não utilizar flash para fotografias. Nestes casos, o ideal é entrar em contato com o NSU pelo número (81) 99882-8387, para que os técnicos possam acompanhar e garantir a segurança dos filhotes até o mar.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)