Além da Praça da Matriz, bem no centro comercial do município, a imunização esteve presente em diversos pontos
O sábado (10), véspera do Dia das Mães, foi o momento para os moradores de Gravatá fazerem compras e também para atualizarem a imunização contra a gripe.
O Dia D de Vacina contra a Influenza, uma realização da Prefeitura de Gravatá, por meio Secretaria de Saúde e do Programa Nacional de Imunização - PNI, esteve em diversos pontos da cidade, como Polo Moveleiro em frente ao Supermercado Santana, USF CAIC, USF Judas Tadeu ( Cruzeiro I), USF Ricardo Valmir e Unidade Fernando da Veiga – Posto 1 para alcançar o maior número de pessoas no período de maior circulação dos vírus que causam a doença.
Além desses locais, a Praça da Matriz, no centro comercial de Gravatá, também foi um desses pontos de vacinação, onde José Bezerra e Luzia Maria, ambos agricultores, aproveitaram para atualizar o cartão de vacina. “Eu vi no status da agente de saúde e vi no da prefeitura também. Somos de Mandacaru, daí viemos fazer compras e eu aproveitei para tomar a vacina. Eu acho maravilhoso, porque às vezes a gente está sem tempo, porque Mandacaru é durante a semana e a gente trabalha. Aí no sábado vem para a feira e toma a vacina. Eu acho maravilhosa essa ideia”, disse Luzia.
Vinícius Roberto, contador, também recebeu a imunização no sábado (10). “Eu acho de extrema importância, porque é uma forma de ajudar as pessoas a tomarem a vacina contra o vírus da gripe, e é bom essa iniciativa porque chama a população, está no centro da cidade e as pessoas que vêm fazer feira, se encontram aqui, vêm e tomam essa vacina contra a gripe”.
Para Maria Helena, dona de casa, mais conhecida como Leninha, “esse tipo de ação é muito boa, porque aqui em Gravatá a gente sempre está precisando de um tipo de ação dessa. Isso é ótimo para o município e para todo mundo que participa também. Eu vim fazer minhas compras hoje aqui e como encontrei essa ação, aproveitei também para tomar minha vacina, achei maravilhoso”.
A imunização segue nas USFs de Gravatá. Esta é considerada a principal estratégia de prevenção, contribuindo significativamente para a redução de casos graves, internações e óbitos relacionados à doença. Basta fazer parte dos grupos prioritários e apresentar o Cartão SUS ou CPF e o cartão de vacinação.
Confira os grupos prioritários:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
Gestantes
Idosos (acima de 60 anos)
Puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
Pessoas em situação de rua
Pessoas com comorbidades (condições pré-existentes que aumentam o risco de complicações)
Trabalhadores da saúde
Professores do ensino básico e superior
Profissionais das forças de segurança e salvamento
Profissionais das Forças Armadas
Pessoas com deficiência permanente
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte coletivo
Trabalhadores dos Correios
Portuários
População privada de liberdade
Reportagem: Ana Paula Figueirêdo
Fotos: Nilson Silva (SECOM)