Formação gratuita em Paulista resgata tradição das Parteiras Tradicionais para preparar novas profissionais do partejar

Antônio Assis
0

Com incentivo da Política Nacional Aldir Blanc do Estado de Pernambuco e apoio do Ponto de Cultura Anarriê, a Associação Amigos de Nossa Senhora da Conceição abriu, nesta segunda-feira (19), inscrições para a formação gratuita “As Àyabás e a Maternidade”. O projeto oferece capacitação para 20 mulheres que desejam atuar como profissionais do partejar e busca resgatar saberes das parteiras tradicionais e da cultura Yorubá, com foco nas orixás da fertilidade, Yemanjá e Oxum.

As aulas começam no dia 2 de junho e vão acontecer em dois terreiros de matriz afro-indígena, no bairro de Nossa Senhora da Conceição, em Paulista: o Ilè Àsé Ògún Toperinã e o Ilê Asé Iyá Mi Akunlè Akoloiyá, conhecido como Casa das Duas Rainhas. O curso tem duração de 2 meses, com carga horária total de 150 horas distribuídas em sete módulos teóricos e práticos. Todas as atividades contarão com intérpretes de libras para garantir a acessibilidade.

O projeto tem como objetivo fortalecer e valorizar a saúde feminina e materna, promovendo o parto humanizado e criando uma rede de trocas entre parteiras tradicionais, doulas e gestantes. Além disso, a proposta também busca ampliar a garantia dos direitos humanos das mulheres, resgatando saberes que atravessam gerações e fortalecem práticas ancestrais de cuidado com o nascimento.

As inscrições estão abertas até o dia 30 de maio, por meio do formulário online disponível no link: https://tinyurl.com/ynhtj96p. Podem se inscrever mulheres com 18 anos ou mais. De acordo com a organização, pelo menos 10% das vagas são destinadas a mulheres com deficiência. O certificado será entregue as participantes que tiverem, no mínimo, 75% de frequência nas atividades. Mais informações pelo e-mail ayabaseamaternidade@gmail.com, pelo Instagram @ayabaseamaternidade ou pelos telefones (81) 98351-6041 (Nathalia) e (81) 99986-8997 (Sandro).

Foto: Eduarda/Pavoa

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)