Conservatório Pernambucano de Música celebra legado de Valdemar de Oliveira em festival

Antônio Assis
0

Programação é totalmente gratuita e diversificada

Começa nesta terça-feira (06) o Festival Valdemar de Oliveira, promovido pelo Conservatório Pernambucano de Música (CPM) para celebrar a vida e a obra de um dos mais importantes nomes da cultura musical de Pernambuco. Com entrada gratuita, a programação se estende até sexta-feira (09), com palestras, recitais, concertos e apresentações de grupos musicais, destacando as contribuições do compositor, pesquisador, médico e grande incentivador das tradições artísticas pernambucanas.

A abertura do festival será no Estúdio CPM, às 19h30, com a palestra Vida e Obra de Valdemar de Oliveira, apresentada por Thiana Santos e pela gerente geral da instituição, Janete Florencio. Em seguida, o pianista Fernando Müller realiza um recital em tributo ao homenageado.

Na quarta-feira (07), o encontro será no auditório É do Povo, no Museu do Cais do Sertão, também às 19h30, com uma palestra intitulada “explanação: O estudioso e compositor de frevos e músicas populares”, que será conduzida por Climério de Oliveira e Marcos FM. Em seguida tem uma apresentação da Banda Sinfônica do CPM, sob regência de Thiago de Sá.

Na quinta-feira (08), serão retomadas as atividades no Estúdio CPM com a palestra "As operetas de Valdemar de Oliveira", apresentada por Sérgio Deslandes. O Coro de Câmara do CPM, regido por Mônica Muniz, fará uma participação especial, com narração de Thiana Santos.

O encerramento do festival será na sexta (09), com a palestra "A obra para canto-piano de Valdemar de Oliveira", ministrada por Nadja Souza. A noite contará com interpretações de Ailton Ramos, Avner Ranier, Camila Fernandes, Hadassa Rossiter e Yane Ramalho.

Para Janete Florencio, gerente geral do Conservatório Pernambucano de Música, o festival reafirma o papel da instituição na valorização da memória musical do estado: “Valdemar de Oliveira é uma figura essencial na história da música pernambucana. Reverenciar sua obra é manter viva uma tradição que inspira artistas, pesquisadores e educadores. O festival é um convite à descoberta e à celebração desse legado”, destaca.

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)