Palestra e dinâmica sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, roda de diálogo e apresentação sobre os cinco direitos fundamentais previstos no ECA marcaram a tarde de interação
Na tarde da terça-feira (20), na sede do Conselho Tutelar, aconteceu um momento de conscientização e troca de conhecimentos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, dentro da campanha Maio Laranja, que marca a luta pelo fim da violência contra crianças e adolescentes. A campanha propõe o conhecimento do problema para que se chegue à sua solução, por isso é tão importante debatê-lo com as crianças, que são o alvo desse tipo de violência.
No primeiro momento os conselheiros Alessandra Facundes, Cristiane Valéria, Waldemir da Silva e Mari Rocha realizaram uma palestra com as crianças da ONG Pro Ludus – O Caminho, seguida de uma roda de diálogo sobre os cinco direitos fundamentais das crianças e adolescentes (direito à vida e à saúde, direito à liberdade, respeito e dignidade, direito à convivência familiar e comunitária, direito à educação, cultura, esporte e lazer, e direito à profissionalização e à proteção no trabalho). Logo depois, os pequenos apresentaram uma peça sobre esses cinco direitos.
Everton Luan, um dos pequenos que participou da ação, relatou que “aqui hoje foi muito bom pra gente, pois aprendemos mais, conversamos sobre os direitos das crianças e apresentamos nosso teatro para os conselheiros tutelares. Foi muito bom.”
A conselheira tutelar Alessandra Facundes falou sobre o momento de troca de conhecimento com os pequenos. “Em alusão ao Maio Laranja, tivemos a alegria de conversar com as crianças da ONG Pro Ludus sobre a importância da proteção contra o abuso e a exploração sexual infantil. De forma lúdica e acessível, falamos sobre direitos, confiança e os canais de denúncia. Acreditar e escutar nossas crianças é um passo essencial para protegê-las.”
Reportagem: Filipe Vasconcelos (SECOM)
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)