Estudantes da UFPE podem se inscrever para a 5ª Mostra de Talentos do Centro de Educação até o dia 7 de maio

Antônio Assis
0

As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de maio


Estudantes de qualquer curso de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) podem se apresentar na Mostra de Talentos do Centro de Educação (CE). As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de maio por meio deste formulário on-line, de acordo com as regras informadas no edital. Serão escolhidos por uma banca dez discentes do CE, dez de outros cursos e mais cinco para a lista de espera.

A categoria vídeo e apresentações contempla música, dança, performances, dublagens, curta-metragem, poesia e atuação. Na categoria exposição podem ser exibidos pinturas, desenhos, esculturas, arte digital, trabalhos manuais, artesanato, fotografia e história em quadrinhos, entre outros.

O resultado será divulgado no dia 9 de maio e as apresentações ocorrem no dia 22 de maio, das 17h às 19h, no hall do CE. O evento tem como objetivo “valorizar os talentos artísticos da comunidade acadêmica, promovendo um espaço de convivência, troca e resistência cultural através da arte”. A mostra é promovida pela Coordenação Setorial de Extensão do Centro de Educação, em parceria com a Superintendência de Cultura (Supercult) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O tema desta edição, Arte é Resistência, é sugerido como inspiração, mas a ligação das obras inscritas a ele não tem caráter eliminatório. “A arte sempre foi uma ferramenta essencial para a resistência política e social. Desde os murais mexicanos de Diego Rivera até performances de grupos contemporâneos como o Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal, a produção artística tem o poder de denunciar injustiças, amplificar vozes marginalizadas e inspirar mudanças. No Brasil, movimentos como o Tropicalismo e a arte urbana dos coletivos periféricos exemplificam como a cultura desafia regimes autoritários e estruturas opressivas. A Mostra de Talentos Arte é Resistência propõe refletir sobre como a arte pode atuar como espaço de contestação e transformação, reforçando o papel do/as artistas como agentes políticos”, afirma a organização do evento.

Mais informações
Coordenação Setorial de Extensão do Centro de Educação

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)