Em cerimônia realizada em Sertânia, melhores iniciativas do setor de Microfinanças e Agricultura Familiar foram agraciadas
Sertânia (PE), 21 de novembro de 2024 - A comerciante Maria de Fátima Belém, estabelecida no Mercado Público de Floresta, não se conformava em ver grandes quantidades de couro de tilápia serem descartadas diariamente, em seu local de trabalho. Em 2009, com recursos obtidos através do Crediamigo, ela comprou uma máquina de costura e ferramentas e passou a usar o material, antes considerado lixo, em sapatos e sandálias.
Nos últimos 15 anos, Maria de Fátima fundou uma associação e trouxe outras mulheres para a mesma atividade. Em 2022, as sandálias de couro de tilápia do grupo foram apresentadas pela Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, em um prestigiado desfile de moda, em Paris.
“O empreendedor só precisa de apoio e o Crediamigo foi esse apoio para a mudar a minha vida e de muita gente”, afirmou Maria de Fátima, vencedora do Prêmio de Empreendedorismo Sócio Ambiental, do Banco do Nordeste.
O presidente do BNB, Paulo Câmara, ressaltou que dar condições às pessoas para que elas realizem seus sonhos é a principal missão dos programas de microcrédito do Banco do Nordeste. “O presidente Lula sempre destaca que muito dinheiro nas mãos de poucos é concentração de renda e que pouco dinheiro nas mãos de muitas pessoas é desenvolvimento pro nosso país. As histórias que ouvimos hoje, aqui, provam isso”, afirmou Paulo Câmara.
Além das premiações, foram assinados durante o evento mais de R$ 4,5 milhões, em novos contratos com microempreendedores e agricultores familiares.
Participaram da cerimônia os prefeitos Ângelo Ferreira (Sertânia), Evandro Valadares (São José do Egito), Sandrinho Palmeira (Afogados da Ingazeira), Júnior Vaz (Pedra), Alexandre Batité (São Bento do Una) e Gilmar Bento (Brejinho). Além da senadora Teresa Leitão e dos deputados Rosa Amorim e Diogo Moraes.