Em Paulista, Programa Município Amigo da Aprendizagem Avança com a Criação do Banco de Dados de Jovens Aprendizes

Antônio Assis
0


Iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos da cidade

O Banco de Dados do Programa Município Amigo da Aprendizagem foi apresentado, nesta sexta-feira (18.10), pelo Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico, Dr. Jonatas Barbosa, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Paulista. A ação é voltada para a efetivação da Lei Municipal nº 5.292/2024, que institui o programa.

O encontro teve como principal objetivo a apresentação do banco de dados, além de fornecer orientações sobre os procedimentos para o encaminhamento dos jovens ao preenchimento do banco de dados de Jovem Aprendiz, esclarecendo as etapas e diretrizes para o correto preenchimento e a manutenção desse banco. A reunião contou com a presença da promotora de Justiça, com atuação na Infância e Juventude (Judicial), Dra. Rafaela Melo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raimundo Lopes, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMCAP), João Soares, a secretária executiva da Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Elisa Alcântara, além das coordenadoras dos CREAS e técnicos da área.

"Construir e implementar uma política pública requer o esforço de todos os envolvidos. Não é fácil, não acontece num estalar de dedos e pequenas ações podem não impactar, para quem não acompanhou desde o início, de uma forma tão positiva e evidente. Contudo, todos os passos são importantes e devem ser valorizados. Hoje foi apresentada a ferramenta de criação do banco de dados dos jovens, na busca de implementação da lei municipal da aprendizagem profissional. Política esta que nos enche de orgulho e já alcançou tantos jovens. Os desafios ainda são inúmeros, mas reconhecer o caminho trilhado até aqui é o primeiro passo para acreditar nos frutos vindouros", ressaltou Dra. Rafaela Melo.

A inserção dos jovens no mercado de trabalho vai trazer resultados positivos não apenas para as empresas, mas para toda a sociedade paulistense, como garante o secretário de Desenvolvimento Econômico do Paulista, Raimundo Lopes. "O Programa Município Amigo da Aprendizagem tem um papel estratégico no desenvolvimento econômico de Paulista.

Ao oportunizar os jovens, estamos, ao mesmo tempo, investindo no futuro da cidade e suprindo a demanda de mão de obra qualificada”, disse o secretário.

Para o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Jonatas Barbosa, este banco de dados se torna um marco na implementação da Lei Municipal. “Isso só foi possível graças à parceria estabelecida com a rede de assistência social e com o Ministério Público, que tem sido fundamental nesse processo. Devemos garantir que nenhum jovem seja deixado para trás e que cada um tenha acesso às oportunidades de aprendizagem e ao seu primeiro emprego formal", esclareceu.

Após o encontro foi realizada uma reunião de avaliação do primeiro trimestre com os 34 jovens aprendizes, que contou com a presença dos supervisores das duas empresas parceiras do Programa; RM e JSP, juntamente com a Promotora de Justiça, Dra. Rafaela Melo, o presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (COMCAP), João Soares, e o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Jonatas Barbosa, responsável por conduzir as reuniões.

Fotos: Cortesia

Postar um comentário

0Comentários
Postar um comentário (0)