Município é o único de Pernambuco a participar do Plano Municipal de Redução de Riscos do Ministério das Cidades
Representantes da Secretaria Nacional das Periferias do Ministério das Cidades estiveram em Paulista, nesta quinta-feira (10/10), para apresentar a participação do município no Plano Municipal de Redução de Riscos-PMRR. Foram realizados dois eventos: um direcionado aos integrantes da gestão municipal, no auditório da Secretaria de Educação, e outro voltado para lideranças comunitárias de áreas de risco, no auditório do Senac de Jardim Paulista.
Rodolfo Moura e Luana Alves, do Ministério das Cidades, fizeram uma explanação sobre o trabalho que será realizado no município, com visita às áreas de risco, mapeamento e elaboração de diagnóstico, visando o desenvolvimento de ações concretas para implementação de projetos para melhorar a situação da população que habita nas áreas de risco. O evento contou com a presença dos secretários de Segurança, Mobilidade e Defesa Civil, Gustavo Carneiro Leão, e Lídio Valença, de Infraestrutura, além da secretária executiva de Defesa Civil Cintia Silva e técnicos da Defesa Civil do município.
Paulista foi o único município de Pernambuco escolhido para a execução do PMRR com mais nove municípios do Brasil. “Paulista receberá geólogos, geógrafos e técnicos do Ministério das Cidades para mapear e estudar as áreas de riscos, como morros, alagados e locais onde acontece avanço do mar. Em seguida será feito o diagnóstico. Será uma ferramenta fundamental para a vinda de recursos e beneficiar a população que vive nessas áreas”, afirmou Cinthia.
No final da tarde, foi a vez das lideranças comunitárias de áreas de riscos tomarem conhecimento do PMRR. “A colaboração de todos, especialmente da gestão municipal e das comunidades será fundamental para o sucesso da execução do plano”, afirmou Rodolfo Moura.
O PMRR tem prazo de conclusão até dezembro do próximo ano.