Durante live Mano presta contas da administração e fala sobre planos para Jaboatão



Um mano tranquilo e pronto para voltar a administrar o município onde muito trabalhou nos últimos dois anos e cinco meses. Foi o que se viu na live do prefeito de Jaboatão dos Guararapes e candidato a reeleição, Mano Medeiros, com o jornalista Jamildo Melo, na tarde desta segunda-feira (2).

Em um momento da entrevista Mano fez um balanço das obras e ações na sua curta gestão como prefeito, evitou falar sobre provocações de adversários e deixou claro que, independente de ideologias políticas, está pronto para dialogar e fazer parcerias se for para o bem e o desenvolvimento de Jaboatão. “Quem me acompanha sabe que dialogo com o governo do estado e o federal, para melhorar o nosso município e mudar a realidade de Jaboatão dos Guararapes”, enfatizou.

Uma das questões iniciais levantadas na entrevista foi sobre ambiente econômico, ou seja, infraestrutura e acessibilidade aos polos logísticos. Mano pontuou que a cidade tem uma área territorial extensa e favorável a novos investimentos e por isso a gestão está conversando com o governo federal, para dotar Jaboatão de uma melhor infraestrutura de acesso ao município. “Estamos discutindo algumas ações para facilitar e melhorar a acessibilidade aqui para Jaboatão dos Guararapes, na intenção de facilitar investimentos, principalmente no que diz respeito ao nosso polo logístico”, relatou.

A pergunta de um internauta sobre a revitalização da Lagoa Olho D´água ou Lagoa do Náutico deu início a uma espécie de resumo sobre as obras que Mano Medeiros realizou na cidade. Ele esclareceu que fez o alargamento e aprofundamento do braço da lagoa, na intenção de prevenir alagamentos, o que surtiu efeito. Agora a prioridade é revitalizar e existem projetos para fazer a requalificação e urbanização da Olho D´água, mas que será necessário investimento em torno de R$ 400 milhões. “Nós temos conversado com algumas esferas a nível de estado e federal, no intuito de apresentar um projeto pra gente requalificar a lagoa, juntamente com a mobilidade e fazer uma via expressa para que as pessoas se desloquem para o Litoral Sul também pela lagoa, requalificando com urbanização e habitação. É um projeto muito grande, mas que requer investimento alto e no segundo mandato estamos com essa prioridade, que é fazer a requalificação da Lagoa Olho D´água”, revelou.

Ao falar sobre segurança, mais uma vez Mano Medeiros defendeu o armamento da Guarda Municipal, com o principal objetivo de salvaguardar a integridade física dos próprios profissionais, no cumprimento do dever. “O guarda municipal não pode estar na rua, dentro de uma viatura fazendo todo seu trabalho estando desarmado, correndo o risco inclusive de ser agredido e não reagir”, salientou, ressaltando que os profissionais da guarda vão passar por cursos de capacitação, para atuar armada. Mano também lembrou que para reforçar a segurança, sua gestão investiu em iluminação pública. “Noventa e nove por cento da nossa iluminação hoje, é de LED”, declarou.

Sobre os profissionais da educação que aguardam para ser chamados, Mano Medeiros esclareceu que a prefeitura tem convocado constantemente os professores do cadastro de reservas, cada vez que surgem vagas. Ele disse que, dos 944 concursados, 627 ocuparam as vagas disponíveis de imediato e 317 foram incluídos no quadro de reservas. “É um cadastro que nós temos permanente e que a gente vai chamando à medida que vai abrindo vagas. A gente tem limite orçamentário-financeiro e baseado no repasse de recursos do Fundeb, e ao quantitativo de alunos versus professores, mas a gente vai ampliando”, afirmou.

Quanto à questão da política habitacional, o prefeito disse que 1/3 das famílias vivem em áreas de risco e a prefeitura paga mais de mil auxílios moradia e que é necessário captar recursos para suprir a falta de moradias. “Jaboatão não consegue avançar na questão habitacional sozinho. Nós estamos conversando com o governo do estado e o governo federal, para trazer o projeto Minha Casa Minha Vida pra cá, estamos conversando com empresários que estão se cadastrando para se habilitar através da Caixa Econômica. Estamos ampliando, discutindo e é através do diálogo que vamos trabalhar isso no segundo mandato Mano Medeiros”, concluiu.

O prefeito também falou sobre a assistência aos animais. Mano disse que atualmente existem duas UBS Pet, em Massangana e Cavaleiro e vai expandir para Jaboatão Centro, e está ampliando as unidades de atendimento. “Nossa unidade de Castramóvel está funcionando em todo o município, temos um processo de recolhimento de animais na rua e no segundo governo temos perspectiva de termos uma unidade de tratamento para os nossos pets em todas as regionais”, declarou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OPERAÇÃO UNBLOCK

Nota de Esclarecimento

Nota à Imprensa