A ação visa prevenir e combater a violência nas escolas da rede pública municipal
Gestores de 18 escolas da Rede Municipal de Ensino do Paulista se reuniram, nesta quinta-feira (16.05), no Colégio Municipal José Firmino da Veiga, no centro da cidade, para participar de uma palestra sobre o Programa Cultura de Paz nas Escolas (Propaz). O Programa é desenvolvido pela Secretaria de Educação do Paulista, através da Gerência de Apoio Discente e Articulação Comunitária, destinado para os estudantes do 6º ao 9º ano, e tem como objetivo semear a cultura de Paz e proporcionar aos jovens e adultos uma compreensão dos princípios e respeito pela liberdade, justiça, democracia, direitos humanos, tolerância, igualdade e solidariedade e serve como prevenção e combate à violência nas escolas da rede pública municipal.
No município do Paulista, onde foi pioneiramente implantado, o trabalho é desenvolvido pela equipe de psicólogas e psicopedagogas com o engajamento dos estudantes. “O programa é aplicado nas escolas através das psicólogas e psicopedagogas, que preparam uma comissão de alunos para enfrentar, no dia a dia, situações emergenciais e também plantar a semente da paz”, pontuou a gerente de Apoio Discente e Articulação Comunitária, Elisangela Torres.
O gestor da Escola Municipal Governador Carlos Wilson Campos, no Janga, Zenildo Barbosa, participou da palestra e vê no programa uma boa oportunidade de diálogo e engajamento com os alunos. “Observamos que o trabalho desenvolvido pelo Propaz tem nos ajudado a sensibilizar os alunos no respeito ao outro, uma diminuição de violência entre eles. Sabemos que é um trabalho contínuo e temos que realizá-lo todos os dias” disse o diretor da unidade de ensino.
Através de diversas atividades lúdicas nas salas de aula, os estudantes são envolvidos nessa temática, bem como a escola como um todo, para poder conseguir atingir o âmbito de forma geral com relação à paz.