Evento é realizado pelo Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Comid) e pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais e Direitos Humanos
Com o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo “, teve início, na tarde desta terça-feira (07.11), no auditório da Fasup, no Janga, a IV Conferência Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Paulista.
A abertura do evento contou com a presença da secretária de Políticas Sociais e Direitos Humanos, Kelly Tavares, da superintendente estadual da Pessoa com Deficiência, Daniela Rorato, que proferiu palestra, do representante do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência, José Diniz, e de membros do Conselho Municipal de Inclusão da Pessoa com Deficiência. O grupo Down Mais, formado por jovens portadores da síndrome de Down, fez apresentação musical.
“Esse espaço é muito importante para o debate sobre a causa do deficiente e para que possamos implementar políticas assertivas voltadas para as pessoas com deficiência no município de Paulista”, disse Kelly Tavares.
O representante do colegiado do Comid, Kleber Pyrro, elogiou o apoio que o evento vem recebendo da gestão municipal. “Estamos com uma boa infraestrutura, com acessibilidade, intérpretes de Libras, entre outras facilidades. A conferência prosseguirá, nesta quarta-feira (08), com os debates, culminando com a escolha dos delegados para a conferência estadual”, afirmou.
A conferência é dividida em cinco eixos temáticos, cada um com objetivos específicos:
Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência;
Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada;
Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência;
Cidadania e Acessibilidade;
Os desafios para a comunicação universal